Quarta-Feira 17/08/2022 12:47

Estado perde, anualmente, R$ 32,7 milhões por fraudes e furtos de energia elétrica

Estado - Energia - Energia Elétrica

- Arquivo Correio do Estado

Dados apresentados pela Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia da maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul, indicam que, anualmente, o Estado deixa de arrecadar  R$ 32,7 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), devido à ocorrência de fraudes e furtos da energia.

Além disso, o mesmo levantamento mostra que se os furtos fossem eliminados, a tarifa poderia ser reduzida em até 1,3% na fatura de consumidores.

Esses números foram apresentados durante coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (04) na Sede da Energisa, promovida para alertar sobre a importância do combate ao furto e à fraude de energia.

Segundo o gerente de serviços comerciais da Energisa, Helier Fioravante, cerca de 12% da energia de é perdida em Mato Grosso do Sul, somando furtos e perdas técnicas.

Apenas em 2021, foram inspecionadas 69 mil unidades que recebem energia e, deste montante, em 25 mil, regularizações foram requisitadas.

Já para 2022, a empresa prevê que 83 mil unidades devem ser inspecionadas, estimando-se uma regularização de cerca de 30 mil.

Crime

Durante a coletiva, foi destacado, ainda, que fraudes e furtos de energia elétrica são crimes, com base no art. 152 e art. 152 do Código Penal.

Sobretudo, esses crimes geram mais interrupções de energia em uma região, bem como impacto na arrecadação de ICMS, as distribuidoras precisam investir milhões de reais em combates às perdas, além de aumentar a tarifa de energia dos consumidores.

Segundo os apontamentos do delegado e Coordenador de Operações do Departamento de Polícia Especializada, Paulo Henrique Sá, é importante que população denuncie os roubos de fios e padrões, por exemplo, diretamente à polícia, como forma de garantir o acesso primário do grupo especializado às provas do crime, encaminhando-as para a perícia.

O delegado destaca, ainda, que para esses crimes, é prevista pena de 1 a 4 anos de reclusão, ou seja, pena cumprida em regime fechado.

Saiba  

A Energisa afirma que tem colocado em prática estratégias para combater e diminuir os índices criminosos.

Como pontuado por Helier, esses números vêm caindo desde 2014, uma conquista que é fruto do trabalho em equipe de toda a empresa.

Com relação aos processos e investigação nos casos do conhecido “gato”, que figura um furto mediante fraude, a Energisa explica que, após perceber a irregularidade e notificar o cliente, este tem 30 dias para contestar a acusação.

Para tanto, uma equipe técnica é acionada, a qual possui ferramentas e tecnologias para captar qualquer irregularidade.

Helio destaca, ainda, a atenção para que a população fique atenta para não compactuar com esse tipo de crime sem estar ciente, algo que muitas vezes acontece após uma troca de moradia, quando não há a realização do pedido de um consumo final.

Nesse caso, se o cliente estiver usufruindo dos benefícios de um “gato” realizado por um morador antigo, é possível que o mesmo responda por uma crime que não cometeu, sendo penalizado apenas por ter sido beneficiado.  

 

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens