Quarta-Feira 17/08/2022 13:27

Tribunal Regional Eleitoral já recebeu 607 pedidos de "voto em trânsito" em MS

Estado - Política - Eleições 2022

Transferências eleitorais podem ser realizadas até o próximo dia 18 deste mês - Foto: Arquivo Correio do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), confirmou que 607 eleitores já solicitaram a modalidade de voto em trânsito em Mato Grosso do Sul. Ao Correio do Estado, o TRE-MS informou que até quinta-feira (4), 369 eleitores transferiram temporariamente o título para Campo Grande, enquanto 238 transferências foram realizadas em Dourados. 

O pedido junto à Justiça Eleitoral permite que o eleitor transfira temporariamente seu título e vote longe de seu domicílio eleitoral em 2022. Como a medida atende somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores, apenas os eleitores da capital e Dourados puderam solicitar a transferência em MS. 

O pedido pode ser realizado desde o último dia 19 e se estende até o dia 18 deste mês.

Cerca de 66% das transferências são de outros estados

Conforme a justiça eleitoral sul-mato-grossense, 401 pedidos são de eleitores de outros estados, sendo 158 transferências em Dourados e outras 243 em Campo Grande. 

Em menor número, 206 eleitores que já votavam em MS transferiram o local de votação; (126) votarão em Campo Grande, enquanto Dourados será o local de votação de outros 80 eleitores. 

Mulheres são maioria entre as solicitações

Entre as 607 transferências em todo o estado, 316 foram feitas por mulheres, enquanto os homens realizaram 291 pedidos. 

Local Mulheres Homens Total 
Campo Grande 184 185 369
Dourados 132 106 238

Regras e modalidades  

Segundo o Código Eleitoral (artigo 233-A) e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: 

I) Quem está fora da cidade, mas no mesmo estado em que vota, poderá votar em trânsito para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

II) Aqueles que pretendem votar em outro estado poderão participar da votação apenas para o cargo de presidente da República.

Cabe destacar que não é possível votar em trânsito fora do Brasil, entretanto, os eleitores que possuem título de eleitor cadastrado no exterior, e estiverem em trânsito no território brasileiro, podem votar para o cargo de presidente da República no pleito deste ano. 

Como se habilitar?

Para habilitar o voto em trânsito, é necessário que o eleitor se dirija a qualquer cartório eleitoral dentro do prazo estipulado – de 19 de julho a 18 de agosto de 2022.  

Desse modo, presencialmente, deve-se informar onde pretende-se votar. Conforme divulgado pelo TSE, não há a opção de solicitação pela internet.

No momento de indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos.

Depois de comunicado no cartório, no prazo estipulado, não há como mudar depois.

Onde Votar?

Campo Grande - Sede Sebrae (Av. Mato Grosso, 1661) 

Dourados - Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada na R. Onófre Pereira de Matos, 1712, centro.

Neste ano, o primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro e, um eventual segundo turno ocorre dia 30 do mesmo mês.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens