Quarta-Feira 24/04/2024 03:26

Focos de calor caem 42% no mês de julho no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Estado - Geral - Incêndios

Combate ao incêndio em Mato Grosso do Sul - ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Focos de calor reduziram 42% no mês de julho de 2022 em Mato Grosso do Sul, em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que 278 focos de calor foram registrados de 1º a 31º de julho de 2022 e 479 focos de 1º a 31 de julho de 2021. 

Os focos reduziram em razão da variação de chuvas, empenho de militares do CBMMS e ações de combate, prevenção e monitoramento de incêndios florestais na região do Pantanal.

Aproximadamente 100 militares do Corpo de Bombeiros foram empenhados no combate ao fogo no bioma pantaneiro, segundo o major e comandante da Operação Pantanal 2022, Shiroma.

“Só nos últimos quinze dias as guarnições visitaram 83 propriedades rurais com intuito de orientar os proprietários e responsáveis sobre os cuidados para prevenção dos incêndios, bem como, realizar o mapeamento das rotas estratégicas para um eventual combate”. 

O capitão e Chefe de Operações e Oficial de Informações Públicas, Eliel Rodrigues, afirmou que o plano é prevenir para não ocorrer incêndios. 

“O objetivo é trabalhar na prevenção para que os focos não ocorram. Mas como é sabido que somente a prevenção não é suficiente, realizamos o monitoramento em diversas plataformas para tentar localizar os pontos de calor o mais breve possível para despachar as viaturas para os combates”.

Apesar da estabilidade, o Pantanal é a área mais crítica de queimadas em Mato Grosso do Sul em razão do difícil acesso.

“Tem regiões no Pantanal que a gente demora 20/22 horas de estrada de chão pra conseguir alcançar o local. O único problema que a gente tem no combate ao incêndio no Pantanal é o tempo de resposta, é o acesso, porque quando a gente chega lá a gente resolve. A questão do acesso é que a nossa grande dificuldade”.

O comandante do CBMMS, Hugo Djan Leite, afirmou em 27 de junho de 2022, que a situação está sob controle neste ano em Mato Grosso do Sul, que não há nenhum incêndio grandioso e que a expectativa é que não haja grandes queimadas nesta estação de inverno.

“Teremos incêndio sim, encararemos as grandes estiagens como fizemos no ano passado, [mas] a minha visão é que não existam mais as grandes queimadas e os grandes incêndios”.

Proibido

Queimas controladas estão proibidas até 31 de dezembro de 2022 no Pantanal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com isso, todo e qualquer tipo de manejo de fogo, inclusive queimada autorizada, estão suspensas até o fim do ano. A medida vale para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. 

Durante o período, a emissão de novas permissões para queimas autorizadas na região também está suspensa.

Portaria do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirmou que a medida foi tomada considerando os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas.

Como evitar queimadas?

Existem maneiras de evitar queimadas urbanas e rurais. Confira:

Manter terrenos limpos
Não jogue bituca de cigarro em terrenos
Não queime áreas de plantação
Acampou? Apague a fogueira com água ou abafe com terra
Ao ver focos de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros por meio do número 193

De acordo com o coronel do CBMMS, Huesley Paulo da Silva, as queimadas são prejudiciais para o meio ambiente e saúde humana. 

"Tem consequências para a saúde, idosos, crianças, nessa época agora aumenta a incidência de problemas respiratórios. Nossos postos de saúde entram em colapso até por causa da época, aí vem as queimadas para piorar mais ainda. Aí tem a questão da visibilidade, pode ocorrer acidentes".

Junho, julho, agosto e setembro são os meses do ano em que queimadas ocorrem com maior frequência. 

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens