Sexta-Feira 29/03/2024 08:34

Pocah fala sobre questionarem sua negritude: 'Me reconheço mulher preta, sofro e venço como uma'

Brasil - Comportamento - Famosos

Pocah — Foto: Arquivo pessoal

Viviane de Queiroz Pereira, mais conhecida como Pocah, é mulher, negra, funkeira, bissexual e da periferia. Atributos ainda vistos de forma preconceituosa no Brasil. Mas ela não se abala, é uma sobrevivente dos olhares julgadores e luta por uma sociedade melhor. Combate a discriminação em cima dos palcos cantando letras de empoderamento feminino. E, principalmente, almeja um lugar melhor para sua filha Toya, de 5 anos, viver.

No Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, o Gshow conversou com Pocah sobre representatividade e a importância de seu papel como mulher negra para a sociedade, seus fãs e sua filha.

"Toda mulher preta é sobrevivente. Nossa pele é mais rígida, nossa alma é mais calejada, nossa mente é mais testada e nossa liberdade é mais atacada. Nesse dia, a mensagem que prevalece é a da celebração. Celebrar nossos corpos e nossa cor. Celebrar nossas raízes e sementes. Celebrar que estamos vivas nessa data e a força que temos para continuar. Quero que todas as mulheres pretas se sintam muito amadas e abraçadas nesse dia de hoje. Estamos todas juntas", disse a cantora, que tem como referência Beyoncé, Rihanna, Jay-Z, Tina Turner, Iza, Emicida, Zezé Motta, Taís Araujo, Lázaro Ramos e Viola Davis.

Pocah é negra

Quando participou do BBB 21, parte do público questionou se Pocah é negra. Na época, o administrador de sua rede social fez uma postagem e a jornalista Tia Má também entrou na conversa explicando que a sociedade precisa debater sobre colorismo e identificação.

Relembre os posts:

Pocah se identifica como mulher negra e, assim como Tia Má, percebe que esse tema precisa ser discutido na sociedade com urgência.

"O Brasil é um país que caminha a passos curtos em relação ao racismo. O termo 'colorismo' é algo muito recente para muita gente. Existem brasileiros que não sabem onde se enquadrar nessas questão. O que as pessoas precisam entender, de antemão, é que a cor é a nossa identificação como pessoa na sociedade. Eu me reconheço como mulher preta. Vivo, sofro e venço como uma. Acho que é um assunto que precisa cada vez mais ser levantando para a nossa sociedade se tornar inclusiva e consciente de raça."

Como quer ser vista pela filha?

Mãe de Toya, de 5 anos, Pocah é a maior referência para a pequena e quer ser motivo de orgulho. A filha já sofreu ataques racistas nas redes sociais deixando a cantora arrasada, mas ainda mais forte.

"Existem certas coisas que são puro ódio. Eu blindo minha filha da melhor maneira que posso de algo tão destrutivo. Racismo é uma abominação e jamais permitira que a Toya tivesse acessos aos xingamentos direcionados à ela. Dito isso, não posso cria-la para um mundo cor-de-rosa, pois ele não existe. Então converso com ela diariamente sobre a beleza dela. A cor dela é linda. O cabelo dela é lindo. Ela é perfeita. E ela precisa saber disso. A confiança e o amor-próprio dela não pode ser afetado pela ruindade alheia", explica Pocah, que ainda diz como quer ser vista pela filha:

"Como alguém forte, que luta muito, batalha muito, mas que enfrenta os problemas com um sorriso no rosto, pois tudo que faço é por ela. Gostaria que ela visse uma mulher livre, empoderada, preta, bissexual, da periferia, que subiu na vida levando muita pedrada, leva até hoje, e mesmo assim segue em frente."

Gshow: Conta pra gente situações de preconceito que você enfrentou.

"Já fui perseguida em loja por atendentes, já duvidaram da minha capacidade de ter dinheiro pra comprar algo de grife, uma menina branca da minha escola comparou sujeira com a minha cor... Entre outros casos que eu gostaria de esquecer."

Gshow: Como você enxerga maneiras de bater de frente com o racismo hoje?

"Informação, educação, leis e penas severas, e o mais importante, a denúncia, que é a nossa arma. É chato, é doído, cansativo e humilhante. Mas não tem jeito. Impunidade não nos salvará."

Gshow: Temos visto muitos casos de racismo noticiados pela mídia. De que forma a influencia da luta antirracista para as novas gerações pode mudar o futuro?

"Eu acho que estamos vivendo uma época onde a nossa voz atravessa fronteiras. A internet e redes sociais nos ajudam com isso. Se eu tomo uma posição na luta contra o racismo, estou me comunicando com milhões de pessoas ao mesmo tempo. E abre-se um diálogo. Normaliza o assunto. Até nas casas onde racismo é tabu, se a criança recebe essa informação através da mídia, a semente é plantada e o questionamento vem."

Gshow: A Pocah artista é uma funkeira da periferia que traz em suas músicas um discurso de empoderamento feminino. Isso é um reflexo da Pocah fora dos palcos? Quando que esses papeis se misturam?

"A Pocah e a Viviane são duas pessoas completamente diferentes em questão de atitude. Eu acho até que a Pocah seja uma inspiração para a Viviane. Uma mulher empoderada, impenetrável e braba demais. Óbvio que não consigo ser assim sempre quando estou em casa, sem toda a produção. Sou uma mulher e tenho meus problemas e inseguranças como qualquer outra. Justamente por isso, quando estou no palco, estúdio ou no clipe, me torno uma mulher que se comunique com todas que sofrem assim como eu. Vamos levantar, reagir e rebolar até o chão. Não quero que o machismo dite as regras e de nenhuma outra mulher."

Gshow: Sobre o seu cabelo, você já comentou com a gente do Gshow que não pensa em fazer transição capilar agora, mas é uma vontade?

"Meu cabelo tem ondulações e os fios são mais espessos. A transição capilar é um processo longo e eu sou muito impaciente. No momento atual não me vejo fazendo por conta disso, mas não descarto a possibilidade no futuro."

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens