Sexta-Feira 01/07/2022 22:55

Bolsistas PICTEC conquistam o 1º lugar em evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação

Estado - Geral - Inovação

Fotos: Divulgação

 

Alunos do 7º semestre do curso Técnico Integrado em Informática do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Nova Andradina, orientados pelo professor Claudio Zarate Sanavria, conquistaram na última semana a primeira colocação no Concurso de Trabalhos Técnicos do Computer on the Beach 2022, evento anualmente realizado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e com apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

O trabalho “Engenharia de Software e Inclusão de Deficientes Visuais: Uma Proposta de Material Concreto 3-D para Modelagem de Sistemas de Informação”, desenvolvido pelos alunos Helder Gabriel da Silva Pereira, Maria Julia Menezes Lima, Nicolas Santos Floriano, Sara Caroline da Silva e Celio Ferreira de Souza Filho, tem como objetivo o  desenvolvimento, aplicação e análise do potencial pedagógico de um material didático concreto 3-D para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de modelagem de casos de uso, classes e modelagem relacional de dados, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Esses conteúdos fazem parte da Engenharia de Software, disciplina que integra o currículo de cursos na área de Computação e que abrange uma grande quantidade de diagramas, difíceis de serem lidos por softwares de acessibilidade. Assim, os estudantes modelaram e imprimiram peças 3-D que representam os elementos destes três diagramas, buscando permitir maior aprendizado para estudantes com baixa visão ou deficiência visual total.

Os estudantes são bolsistas do PICTEC, que é o maior programa de iniciação científica da história de Mato Grosso do Sul. O PICTEC é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o coordenador do projeto do IFMS, professor Claudio Zarate Sanavria, o PICTEC demonstrou ser uma excelente iniciativa de fomento à iniciação científica para estudantes de nível médio em Mato Grosso do Sul.

“O PICTEC permite aos alunos experiências que talvez só fossem possíveis numa pós-graduação, como a participação e apresentação de trabalhos em congressos, por exemplo. Além disso, despertou nos estudantes o espírito científico e a vontade de trilhar ainda mais o percurso acadêmico numa futura graduação”, afirmou Claudio.

Antes da participação no Computer on the Beach, os estudantes já haviam sido premiados na 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), organizada pela USP e realizada no formato online no último mês de março. Na ocasião, dois trabalhos provenientes do projeto foram finalistas e um deles ficou em 4º lugar na categoria Ciências Humanas. (https://febrace.org.br/premiados-e-finalistas/edicao-2022/).

As inscrições da segunda edição do PICTEC estão abertas até o dia 20 de junho de 2022. Alunos e professores da rede pública de ensino de MS, que se interessem por pesquisa, ciência e tecnologia; podem concorrer a bolsas de 400 reais para os alunos (400 bolsas) e 800 reais para os professores/coordenadores dos projetos de pesquisa (100 bolsas). Acesse https://www.fundect.ms.gov.br/pictec/ e saiba mais.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens