Sexta-Feira 01/07/2022 22:27

Global Big Day 2022: ação pretende estimular ainda mais a observação de aves no MS

Estado - Turismo - Fundtur MS

Foto capa: Geancarlo Merighi (ave: Pica-pau-de-topete-vermelho)

 

FundturMS, trade turístico e Instituto Mamede vão compor time de Mato Grosso do Sul nas redes sociais com a hashtag #vempassarinharms e na plataforma ‘eBird’

No próximo sábado, dia 14 de maio, acontece o Global Big Day, quando os observadores de aves de todos os cantos do mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto Mamede e trade turístico, promove uma ação para estimular a participação de observadores de aves e fomentar o segmento.

De acordo com Karla Cavalcanti, diretora de Promoção e Mercado da FundturMS, o turismo do Mato Grosso do Sul organizou uma mobilização especial para este Big Day. “Além de aproveitar para praticar a atividade de observar nossas aves, estamos empenhados em posicionar melhor o estado no segmento. Já temos mais de 30 equipes por todo estado que irão contribuir com a ação. Por tudo isso, é muito especial termos essa organização para que nosso Big Day seja um sucesso”, anuncia.

O diretor presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, fala que um dos objetivos da ação é que MS tenha destaque cada vez maior no ranking do Big Day. “Estamos buscando as melhores formas que trabalhar, de acordo com o que o mercado de observação de aves gosta de atuar. Somos muito privilegiados no Mato Grosso do Sul, já que o estado tem mais de 650 espécies de aves nos vários biomas e isso nos torna um dos principais destinos de birdwhatching do país”, salienta.

Para saber quem ou qual lugar no mundo conseguiu registrar o maior número em espécies, todas as aves devem ser registradas no site ebird.org/globalbigday, onde o observador de aves também pode acompanhar os relatórios de mais de 170 países em tempo real. Qualquer pessoa pode participar e de forma gratuita. A ideia é incentivar tanto observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, guias de turismo e amantes da natureza a catalogar seus avistamentos.

E na próxima quinta-feira (12.05), haverá um treinamento técnico online para o trade turístico do MS sobre a plataforma eBird (ebird.org/globalbigday) com o biólogo Edson Moroni. Ele é um dos organizadores do Clube de Observadores de aves da Grande Dourados e empresário de uma agência de marketing com foto no turismo de natureza (@passarinweb).

No treinamento, o observador terá instruções sobre como identificar aves, como subir listas dos registros e saberá questões relevantes sobre a rede social. “Vamos ensinar como fazer o cadastro e até como criar um hotspot (local de grande concentração de aves) para colocar seu empreendimento, hotel ou pousada como um bom local para os observadores de aves frequentarem”, explica.

Ele fala ainda de aspectos importantes do Big Day “no papel de uma celebração mundial das aves, na conservação, na coleta de dados científicos através de ciência cidadã e também no potencial econômico do evento, já que muitas pessoas viajam para registrar determinadas espécies”.

A Dra. Simone Mamede, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, destaca a participação do MS. “Serão 24 horas de observação de aves e o Mato Grosso do Sul não ficará de fora, pois aqui a riqueza de aves é um convite aos observadores do Brasil e do mundo. Serão aproximadamente 100 observadores de aves na ativa em diversos municípios do estado”, exalta.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem um perfil com o nome ‘Visit MS Oficial Team’ para participar do Global Big Day e também com perfil no ebird.org, com usuário @visitmsoficial. E em todo o Mato Grosso do Sul já são mais de 30 equipes para o Big Day e elas poderão contribuir para alavancar o ranking estadual.

O evento, organizado anualmente desde 2015 pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell, tem alcançado números cada vez maiores a cada edição. No Global Big Day realizado no ano passado, MS registrou um recorde local de observação desde a criação desse formato de evento. Foram 259 espécies registradas pelos observadores sul-mato-grossenses e até um registro novo de ave para o estado: a saíra-preciosa, avistada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, região sul do estado, pelo guarda-parque Reginaldo de Oliveira.

Observação de aves

A observação de aves (birdwatching) já atrai milhares de brasileiros e estrangeiros para observar espécies raras com binóculo e, quando possível, fotografá-las. São mais de 1900 espécies de aves catalogadas no Brasil e em Mato Grosso do Sul é possível cerca de 650 delas vivendo livremente em ambientes rurais e urbanos. São vários os locais para a prática da atividade, como o Pantanal, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Parques Estaduais, região turística Rota Norte e até a capital, Campo Grande.

Mato Grosso do Sul possui ainda um diferencial para os observadores brasileiros que é a presença de duas espécies que, dentro do território nacional, só são observadas no Pantanal Sul-mato-grossense e na Serra da Bodoquena.

Fora do território nacional, o rapazinho-do-chaco (Nystalus striatipectus) é avistado no Leste da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina, e a tiriba-fogo (Pyrrhura devillei) pode ser encontrada no Chaco paraguaio. O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves no mundo, com 1.971 espécies, e um dos melhores destinos para a prática do birdwatching.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens