Sexta-Feira 01/07/2022 22:34

Campanha incentiva o voto de jovens de 15 a 17 anos

Estado - Política - Tribunal Eleitoral de Mato Grosso do Sul

Foto: Portal do MS

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude está apoiando a campanha do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) de incentivo ao voto de jovens de 15 a 17 anos. Com a publicação da Constituição Federal de 1988, foi estabelecido o voto facultativo para os jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

A ação conta com a distribuição de cartazes, releases e posts nas redes sociais com incentivo ao voto. Os materiais estão fixados em todos os Cartórios Eleitorais do Estado e nas escolas, eles possuem QR Code para o eleitor apontar a câmera do celular, e ser direcionado a página do “Título Net”, na página pode ter acesso a um vídeo que explica como utilizar o aplicativo e tirar o título.

A eleição neste ano ocorrerá no dia 2 de outubro, e o prazo para tirar o título de eleitor termina no dia 4 de maio. Este é o último prazo para retirar o título e poder votar para os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. De acordo com as estatísticas da Justiça Eleitoral, o quantitativo de jovens de 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor tem diminuído, ano a ano. Em Mato Grosso do Sul, nessa faixa etária em 2018, foram 19 mil novos eleitores e em 2020 apenas 12 mil, o que indica o  desinteresse do jovem pela política aumentou.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal, é importante que o jovem exerça a cidadania. “Sabe-se que para o jovem de 15 a 17 anos, o voto é facultativo, mas temos uma pesquisa que mostra que os jovens têm cada vez menos interesse em participar do processo eleitoral, é importante mobilizar essa juventude para que tire o seu título e possa participar dos processos eleitorais. Quando falamos do título não estamos falando apenas das eleições, pois só pode participar de processos decisivos os jovens que possuem o título, por exemplo, participar de plebiscitos. ”

Para a servidora de Justiça Eleitoral Kênia Alves, o que mais causa desinteresse é o jovem não se ver representado pelos políticos. “Os jovens se interessam por assuntos que impactam diretamente à sua vida, por exemplo, eles querem políticas voltada para eles, para o desempenho da economia, oportunidade de trabalho, igualdade de gênero e a agenda climática.” Ela esclarece a importância do voto. “Por isso é tão importante ter campanhas de incentivo aos jovens, campanhas que esclareçam ao jovem o poder que eles têm através do voto, que o voto pode mudar políticas públicas e fazer cumprir as pautas do interesse deles.”

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está realizando a campanha do jovem eleitor, que foi divulgada em diversos canais, especialmente nas redes sociais. Essa campanha foi repercutida por artistas dentro e fora do Brasil, e com isso houve um aumento de mais de 440 mil novos eleitores entre 15 e 18 anos somente no mês de março de 2022.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens