Sexta-Feira 01/07/2022 21:36

Macron ou Le Pen: França vai às urnas eleger nova Presidência

Mundo - Política - Eleições


© Reuters/Maxime Gruss/Direitos reservados

Os franceses votam neste domingo (24) em uma eleição que decidirá se o presidente centrista Emmanuel Macron, pró-União Europeia, mantém o cargo ou se será substituído pela eurocética de extrema-direita Marine Le Pen, no que equivaleria a um terremoto político.

Pesquisas de opinião dos últimos dias apontavam uma liderança sólida e ligeiramente crescente para Macron, com analistas dizendo que Le Pen -- apesar de seus esforços para suavizar sua imagem e atenuar algumas das políticas de seu partido -- permanece intragável para muitos.

Mas uma vitória surpresa de Le Pen não pode ser descartada. Com as pesquisas mostrando que nenhum dos candidatos pode contar com apoiadores obstinados o suficiente para vencer, muito dependerá daqueles que ainda estão pesando os temores sobre as implicações de uma presidência de extrema-direita contra a raiva pelo histórico de Macron desde sua eleição, em 2017.

Uma vitória de Marine Le Pen marcaria uma reviravolta política para as democracias ocidentais no mesmo nível do Brexit ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, encerrando décadas de governo de líderes franceses mais convencionais e representando a mais recente ameaça ao futuro da União Europeia.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e seré encerrada às 20h (15h em Brasília). As projeções iniciais de pesquisas de boca de urna devem ser divulgadas assim que as urnas fecharem.

Até meio-dia do horário local, cerca de 26,4% dos eleitores já haviam votado -- 2 pontos a menos em relação a 2017, quando a participação já estava no ponto mais baixo em quase meio século.

Macron, de 44 anos, que venceu Le Pen na última eleição presidencial, há cinco anos, alertou para uma "guerra civil" se a adversária -- cujas propostas incluem a proibição do uso de véus muçulmanos em público -- for eleita, e convocou apoio de democratas de vários ramos.

Marine Le Pen, de 53 anos, tem concentrado sua campanha no aumento do custo de vida na sétima maior economia do mundo, que muitos franceses dizem ter piorado com o salto dos preços globais de energia. Le Pem também critica o estilo de liderança abrasivo de Macron, que, segundo ela, mostra um desprezo elitista pelas pessoas comuns.

Para o vencedor, o primeiro grande desafio será ganhar as eleições parlamentares em junho para garantir uma maioria viável para a implementação de seus programas.

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens