Terça-Feira 02/09/2025 05:26

Deficit policial passa de 1,6 mil em MS

Brasil - Pesquisa - Profissionais

Foto: Divulgação

Dados do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol) revelam que o déficit na Polícia Civil é de 1.677 profissionais. A pesquisa leva em consideração o que determina a lei complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005. Segundo recomendação, MS deveria contar com 3.780 policiais, porém o quadro existente hoje é de 2.103 agentes. O caso mais grave está no desfalque de agente de polícia científica. Enquanto a lei recomenda um quadro de 149 agentes, seja na área de laboratório e medicina, o Estado não possui nenhum destes profissionais, segundo o Sinpol.

Outro entrave apontado no relatório está no número de investigadores; um déficit de 688 profissionais. No caso de delegados a demanda reprimida é de 93 cargos. De acordo com o vice-presidente do Sinpol, Roberto Simião Souza, a situação é ainda mais grave porque entre 30 e 50 policiais já sinalizaram licença ou aposentadoria para este ano em MS. Destes, quatro são de Dourados. Enquanto isso, segundo o representante do Sinpol, não há previsão de concursos públicos para reprimir todo o desfalque no Estado no que diz respeito a Polícia Civil.

Em Dourados, o vice-presidente da Sinpol aponta como maior entrave o desvio de funções dos investigadores. “Infelizmente estes profissionais que deveriam estar nas conclusões de inquérito, hoje parados, estão cuidando de presos. Esta não é atribuição destes profissionais e sim de agentes penitenciários”, questiona.

Ele cita como exemplo o 1º DP de Dourados. “A concentração de 29 presas na delegacia mobiliza a maior parte dos investigadores, que ao invés dos trabalhos de rotina, acabam tendo que assumir responsabilidades fora de sua competência. Isto acontece porque Dourados não dispõe de presídio feminino, local onde estas detentas deveriam estar”, lamenta.

O Sindicato já sugeriu que os agentes do regime semiaberto, recém desativado em Dourados, fossem remanejados para a Polícia Civil. Também solicitou a redução no número de investigadores na formação das equipes policiais, e concurso público regionalizados. “Geralmente o policial recém ingresso quer continuar morando na cidade em que ele reside. Quando o Estado faz o remanejamento dele para outras localidades, o policial inicia uma luta política para voltar para o município de origem. Se os concursos fossem regionais, os interessados não teriam este transtorno que culmina em desfalques ”, explica.

Em fevereiro deste ano o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Nazih El Kadri, informou ao Ministério Público que o município de Dourados possuía 62 investigadores. Segundo o Sinpol, de lá para cá este número caiu para 42. No últimos anos, segundo o Sinpol, mais de 20 policiais foram transferidos ou se aposentaram em Dourados, porém o quadro não foi recomposto.

Outra constatação é que dos quatro distritos policiais criados em Dourados, dois estão desativados desde a década de 90. Enquanto isso, os números da violência continuam altos. Segundo sistema Sigo da Polícia Civil, em 2010 foram 3.146 ocorrências de crimes registrados no município. Enquanto faltam profissionais, os processos sem reposta a sociedade só aumentam. De acordo com último levantamento do Ministério Público, são mais de três mil inquéritos sem conclusão.

Todos estão parados e alguns há mais de 5 anos. O problema disso, segundo o MP, é que a demora pode causar a prescrição, que é o prazo que o Estado tem para punir o réu. Outro problema decorrente da falta de agilidade policial é que as testemunhas acabam se esquecendo de fatos; se perdem provas e pistas e, por fim, gera uma sensação social de impunidade, já que se torna impossível a responsabilização judicial dos criminosos.

CONCURSO

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abriu na última quinta-feira as inscrições do concurso para 21 vagas para perito oficial forense. A função é de perito médico-legista substituto. A remuneração oferecida é de R$ 3.672,90. As vagas estão distribuídas entre as cidades de Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Dourados Agora

profissionais, lei complementar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens