Quarta-Feira 17/08/2022 13:17

Zelenski alerta para mais atrocidades nos arredores de Kiev

Mundo - Geral - Invaso Russa

Presidente ucraniano afirma que situação na cidade de Borodianka é "muito pior" do que a de Bucha, onde imagens de centenas de corpos pelas ruas e em valas comuns foram reveladas após a retirada de tropas russas.

(Foto: DW) 

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, alertou que a situação em Borodianka, a noroeste de Kiev, é "muito pior" do que a de Bucha, onde a retirada de tropas russas deixou um rastro de atrocidades que causou comoção internacional, com centenas de corpos de civis pelas ruas e em valas comuns.

Em mensagem em vídeo divulgada na noite desta quinta-feira (07/04), Zelenski afirmou que os horrores de Bucha podem ser apenas o começo. Em Borodianka, que fica a 30 quilômetros de Bucha e também foi ocupada por tropas russas durante semanas, o presidente alertou para ainda mais vítimas e uma situação "muito mais horrível".

Pouco antes, a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, anunciou que equipes de resgate encontraram 26 corpos nos escombros de dois edifícios residenciais bombardeados em Borodianka.

"É a cidade mais destruída da região. É difícil prever quantos mortos existirão", escreveu Venediktova no Facebook.

Segundo a procuradora-geral, o alvo do ataque aos edifícios foi "apenas a população civil", uma vez que "não existe qualquer base militar" na localidade recentemente recuperada pelas forças ucranianas, após a retirada das tropas russas da região de Kiev.

Venediktova alegou ainda que os russos usaram bombas de fragmentação e lança-foguetes pesados que "provocam morte e destruição".

"Há provas de crimes de guerra cometidos pelas forças russas em cada esquina. O inimigo bombardeou durante a noite, quando havia o máximo de pessoas em casa", acusou.

A procuradora-geral afirmou que todos os crimes de guerra e contra a humanidade devem ser documentados, e os responsáveis, penalizados. Ela afirmou haver confirmação também de violência sexual ocorrida em Borodianka.

"Número de mortos cresce a cada dia", diz prefeito de Bucha

Também nesta quinta-feira, o prefeito de Bucha, Anatoliy Fedoruk, disse à televisão ucraniana que investigadores encontraram ao menos três locais de fuzilamentos em massa de civis durante a ocupação russa. A maioria dos mortos foi vítima de tiros, e não de bombardeios, e alguns cadáveres com as mãos amarradas foram despejados em valas comuns, relatou.

Em entrevista à DW, o prefeito afirmou que prefeito afirma que mais de 300 corpos de civis já foram encontrados na cidade e que o número de mortos cresce a cada dia.

Uma reportagem da revista alemã Der Spiegel revelou que o Departamento Federal de Investigações da Alemanha (BND), a agência alemã de inteligência, interceptou mensagens de rádio de tropas russas discutindo o assassinato de civis na cidade ucraniana de Bucha. A Rússia alegou falsamente que as cenas em Bucha foram encenadas.

Em resposta às denúncias de atrocidades envolvendo militares russos na Ucrânia, a Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira uma resolução que suspende a Rússia do Conselho de Direitos Humanos.

 

Preocupação com Mariupol

Em sua mensagem em vídeo desta quinta-feira, Zelenski também questionou o que acontecerá quando o mundo descobrir o que as forças russas fizeram na cidade sitiada de Mariupol, no sudeste do país.

Segundo o presidente, em Mariupol vê-se "em quase toda rua" o que se viu em Bucha e em outras cidades da região de Kiev após a retirada de tropas russas. "A mesma crueldade. Os mesmos crimes terríveis", afirmou.

Segundo a administração municipal designada por forças pró-Rússia, cerca de 5 mil civis foram mortos até agora e que de 60% a 70% de todas as residências foram destruídas ou danificadas.

O governo ucraniano, por sua vez, estima que 100 mil pessoas ainda estejam na cidade, onde a situação humanitária é catastrófica. As autoridades ucranianas também estimaram o número de vítimas civis em dezenas de milhares e a destruição em 90%.

Mariupol está sitiada pelo Exército russo há semanas e enfrenta uma feroz resistência ucraniana. A captura é de importância estratégica para a Rússia, pois estabeleceria uma ligação terrestre entre a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e a região controlada pelos separatistas no leste da Ucrânia.

Aguardada ofensiva no leste

Na guerra iniciada há seis semanas, as forças russas não conseguiram tomar rapidamente a capital Kiev e não conseguiram cumprir o que países ocidentais disseram ser o objetivo inicial do presidente russo, Vladimir Putin: derrubar o governo ucraniano.

Em meio a reveses, a Rússia mudou seu foco para Donbass, região industrial no leste da Ucrânia onde a maioria fala russo e separatistas apoiados por Moscou vêm combatendo forças ucranianas há oito anos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reconheceu nesta quinta-feira que a Rússia sofreu grandes perdas durante sua operação militar. "Sim, tivemos perdas significativas de tropas, e é uma enorme tragédia para nós", disse.

Peskov também insinuou que os combates poderiam terminar "num futuro próximo", afirmando que as tropas russas estavam "dando o melhor de si para pôr um fim a essa operação".

O Ministro do Exterior da Ucrânia, Dmytro Kuleba, advertiu, no entanto, que apesar do recuo parcial da Rússia, o país continua vulnerável.

Em meio às denúncias de atrocidades cometidas por forças russas, a Otan concordou em aumentar seu fornecimento de armas à Ucrânia depois de Kiev ter feito um apelo por mais apoio militar da aliança e de outros países para ajudar a enfrentar uma aguardada ofensiva russa no leste.

 

Site: www.dw.com/ lf (ARD, AP, AFP)

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1 Encontro dos Amigos da Empaer

    1 Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espao Guaruj

  • Caravana da Sade em Dourados II

    Caravana da Sade em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomo

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionat...Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionatria aqui em Cuiab, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como fao pra denunciar ela a nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doena mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irm Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha me esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irm foi vista nessa regio

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irm Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha me esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa regio , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabns, pelo espao criado. Muito bem trabalhado e notcias expostas com clareza exatido. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Cmara.moravam em Corao de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha famlia toda procura por notcias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custdio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens