Sexta-Feira 26/04/2024 03:02

Debate na Câmara propõe criação de políticas para garantia dos direitos de menores indígenas

Ação Legislativa - Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes Indígenas


Foto: Valdenir Rodrigues/CMD

A Audiência Pública ‘Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes Indígenas’, teve um importante debate na Câmara Municipal de Dourados com autoridades e representantes da comunidade indígena das aldeias Bororó e Jaguapiru.

O evento, realizado na terça-feira (14), foi proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB) e teve a presença da subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, que ministrou a palestra.

Estiveram presentes também o cacique Getúlio de Oliveira e o capitão Gaudêncio Benites, além do prefeito Alan Guedes (PP) e do procurador da república Marco Antônio Delfino de Almeida, representando o MPF (Ministério Público Federal).

O vereador Sergio Nogueira ressaltou que o tema é muito importante de ser discutido, principalmente no âmbito de Dourados, que é uma das cidades que tem uma das maiores reservas indígenas do Brasil, com aproximadamente 20 mil índios vivendo na Reserva. 

“A problemática entre crianças e adolescentes precisa ser debatida pelas esferas municipal, estadual e federal. O evento foi para que possamos ouvir dentro de um olhar e uma perspectiva indígena, de dentro para fora, denunciando toda a espécie de violências praticadas contra as crianças. Destaca-se a fala da dona Alda sobre a não compreensão pelo fato da violência ser vista como cultura e que isso não é cultura indígena”, ressaltou.

Em sua palestra, Luciana Azambuja destacou dados alarmantes sobre a violência contra mulheres, crianças e adolescentes no Estado e ainda detalhou o trabalho que é feito pelas redes de apoio no combate à essas violações de direitos. 

“Dentro de uma pesquisa levantou-se que apenas um em cada 10 casos de violência é notificado. De forma geral, 85% dos casos são cometidos por pessoas próximas da família ou familiares e 70% das violências contra crianças e adolescentes no Brasil acontecem dentro de casa. O nosso objetivo é nos unirmos para proteger todas as crianças, brasileiras, sul-mato-grossenses, mas em especial as crianças e os adolescentes indígenas”.

Já o procurador do MPF, Marco Antônio Delfino enfatizou que a audiência foi importante para promover uma articulação entre as várias camadas governamentais. “Essa articulação é essencial para que possamos ter o devido enfrentamento da violência em relação às crianças e adolescentes indígenas”, considerou.

Em sua fala, o prefeito Alan Guedes (PP) comentou sobre a realidade local. 

“Nós vivemos em uma cidade que tem uma reserva indígena praticamente urbana, que transita entre duas cidades e faz com que, muitas vezes, a comunidade padeça em razão da falta de intervenção dos entes estatais. Não só os municípios, mas também o Estado e o Governo Federal precisam ter mais atenção para as políticas públicas destinadas à proteção da violência infantil”, ressaltou.

Lideranças indígenas fizeram diversas denúncias e pediram que as autoridades olhem para a realidade das aldeias. “Nossa situação na aldeia, a gente luta bastante. Somos carentes em políticas públicas que atendam principalmente as nossas crianças garantindo seus direitos”, disse o cacique Getúlio.
Todas as falas na audiência pública foram registradas em ata, contendo as denúncias e reivindicações que serão encaminhadas para a prefeitura, o Governo do Estado e às autoridades federais, na busca de uma união de esforços para solução efetiva dessas demandas. 

“Há problemas estruturantes a serem resolvidos na área da Educação, através de palestras com os alunos nas escolas; outro problema é da falta de água que gera outros grandes problemas na comunidade. Para 2022, já existe o comprometimento da Luciana Azambuja e do prefeito de Dourados, na união de esforços para soluções”, finalizou o vereador Sergio Nogueira.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens