Sábado 30/08/2025 22:27

JBS de Naviraí é condenado a registrar horas “in itinere”

Ações Judiciais - Cláusulas Abusivas em Acordos Coletivos

Imagem: portaldoms.com.br

Sentença do juiz da Vara do Trabalho de Naviraí, Antonio Arraes Branco Avelino, determinou que o frigorífico JBS S/A passe a computar na jornada de trabalho dos empregados o tempo despendido no deslocamento de ida e volta até o local de trabalho.

A condenação foi resultado de uma ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em novembro de 2010, pelo procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes.

As horas “in itinere” estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Correspondem ao tempo gasto no percurso até o local de trabalho.

São consideradas tempo à disposição do empregador e devem ser pagas como hora extra, se o total da jornada superar o limite de oito horas diárias.

Esse período deve ser computado na jornada de trabalho, nos casos em que o local de trabalho é de difícil acesso ou não é servido por transporte público regular, desde que o empregador forneça a condução.

No caso do JBS de Naviraí, o local de trabalho é de difícil acesso e perigoso.

Mais de 60 trabalhadores moram em Itaquiraí e gastam cerca de uma hora no trajeto de ônibus, tanto na ida quanto na volta do trabalho, sem que esse tempo seja computado na jornada.

Segundo consta no texto da decisão, “não há transporte público coletivo para conduzir os trabalhadores de suas residências, de seus bairros, até o local de trabalho. Diante dessa ausência de transporte público, o empregador fornece a condução para viabilizar a execução de sua atividade econômica, pois, caso contrário, os trabalhadores não poderiam se deslocar até o local de trabalho sem dificuldades, atrasos ou faltas reiteradas”.

O fornecimento de transporte pelo empregador é condição para exploração da atividade empresarial, que assegura o comparecimento dos trabalhadores.

No caso do frigorífico, o local não é só de difícil acesso, mas também é perigoso, pois, no mesmo trecho houve a morte de uma trabalhadora que se deslocava de bicicleta, conforme ressalta o procurador do Trabalho Paulo Douglas. “Trata-se também da prevenção de acidentes de trabalho”, pontua.

A empresa deverá adotar as providências necessárias ao cumprimento dessa determinação, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia de atraso.

Em Mato Grosso do Sul, o MPT também ajuizou ação contra o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool do Estado do Mato Grosso do Sul, o Sindal-MS, para assegurar o pagamento das horas de percurso aos trabalhadores agrícolas e do setor industrial das usinas de açúcar e álcool.

Havia cláusulas abusivas em acordos coletivos que permitiam a troca dessas horas por benefícios sociais.

Na última audiência, foi determinado que os trabalhadores sejam ouvidos para saber se eles concordam com a troca desse direito garantido em lei.

Processo nº 0000620-08.2010.5.24.0086

MPT/MS

sentença, Vara do Trabalho, frigorífico JBS, horas “in itinere”, jornada de trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens