Sexta-Feira 01/07/2022 21:31

Conecta MS muda realidade de moradores de 100 comunidades rurais do Estado

Estado - Tecnologia - Acesso Internet

Foto: Arquivo pessoal / Semagro

 

Num mundo tão conectado, a vida sem internet e até sem sinal de celular parece ser uma realidade distante. Porém, conforme o Pnad Contínua divulgado em abril deste ano pelo IBGE, um em cada cinco brasileiros não têm acesso à internet. Em Mato Grosso do Sul essa realidade vem sendo transformada pelo Conecta MS que leva inclusão digital a áreas remotas do Estado. 

Muito além de levar internet a moradores de comunidades rurais, o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), leva conhecimento e abre um mundo de oportunidades, visando o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Em quatro meses do lançamento do Conecta MS, o número de pontos de conexão via satélite saltaram de 35 para 100. 

Da comunidade Renascer na Barra do São Lourenço em Corumbá, a líder da Associação das Mulheres Extrativistas do São Lourenço, Leonida Aires de Souza, mais conhecida como Eliane, se emociona sempre que lembra do passado não tão distante sem sinal de telefone ou internet. 

“Falar sobre a internet na nossa comunidade, eu não sei nem te expressar a gratidão, a melhoria que a internet fez na vida da gente. Fez toda diferença. Sem comunicação passamos apertado com fogo, tivemos várias dificuldades. A gente queria saber da família da gente não tinha como, porque moramos fora da cidade. Aconteciam as coisas, e a gente não tinha como pedir socorro. Então a internet na nossa comunidade chegou com grande satisfação, com grande alegria que nos recebemos essa benção que Deus nos deu”, afirma a moradora da comunidade que tem cerca de 23 famílias. 

Cada comunidade possui um bolsista que cuida da sala e estimula o conhecimento entre os moradores do local. No Assentamento Aba da Serra em Ponta Porã, a monitora Cícera Maria de Andrade conta que moram no assentamento mais distante do município, e que por lá não pega sinal de celular e que a internet tem transformado a realidade dos moradores locais e de assentamentos vizinhos e fazendas. 

“Toda a comunidade está sendo beneficiada com vários cursos, palestras, pesquisas, além de contribuir com o aspecto social, como reencontros com familiares e amigos distantes pela internet. Resumindo, o Conecta MS é a realização de um sonho dos moradores do Assentamento Aba da Serra", conta Cícera que tem acompanhado cerca de 230 pessoas do local e da região. “O progresso chegando”. 

Na comunidade Aldeia Tereré em Sidrolândia, o Conecta possibilitou acesso a internet a todas as famílias locais com a oferta de cursos. Instrutor do curso de informática e digitação, Paulo Figueiredo (foto capa), conta da experiência de apresentar um mundo novo para crianças e adultos.  "Poder passar o conhecimento da área da informática e digitação e desde então a comunidade junto com os alunos se adaptaram muito a essa área , sempre buscando aprender cada dia mais. Pode-se dizer que houve uma grande evolução dentro da nossa comunidade em relação ao Conecta MS". 

No Estado, o Tecsocial - Projeto Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento de Territórios da Cidadania - foi pioneiro levando internet a assentamentos e aldeias de 11 municípios do interior. Foi a partir dele que a Semagro firmou parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para expandir a iniciativa e levar internet a outras regiões. 

Enquanto o Mapa por meio do Ministério das Comunicações disponibiliza pontos de conexão via satélite, o Governo do Estado atua na estruturação dos locais com computadores e webcams, e dispõe de bolsistas moradores da própria comunidade que zelam pela sala e promovem o uso da estrutura disponível, transformando os espaços em salas digitais. Através do monitor, que recebe uma bolsa no valor de R$400 do Governo do Estado, por meio da Semagro e Senai, a gestão estadual consegue acompanhar todo o processo, estabelecer metas e organizar workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas. 

Atingir 100 pontos de internet no Estado foi a meta traçada pelo governador Reinaldo Azambuja quando o programa foi lançado há quatro meses. Na ocasião, ele enfatizou o impacto positivo da conectividade na zona rural. “O estado só cresce se todo mundo crescer junto".

Já a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enfatizou a parceria. "É emocionante a gente ver esses pontos que estão recebendo o sinal 4G. Essa harmonia entre governos estaduais com o governo federal facilita a vida  das pessoas".

Para o próximo ano a expectativa do titular da Semagro, Jaime Verruck é melhorar a infraestrutura nas 100 comunidades onde já existem os pontos. "A meta para 2022 é promover melhorias nas salas, nos computadores e contratar mais monitores para as comunidades. A ideia é formar uma grande rede de conhecimento e serviço público para os pequenos produtores do Estado”. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1 Encontro dos Amigos da Empaer

    1 Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espao Guaruj

  • Caravana da Sade em Dourados II

    Caravana da Sade em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomo

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionat...Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionatria aqui em Cuiab, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como fao pra denunciar ela a nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doena mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irm Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha me esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irm foi vista nessa regio

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irm Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha me esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa regio , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabns, pelo espao criado. Muito bem trabalhado e notcias expostas com clareza exatido. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Cmara.moravam em Corao de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha famlia toda procura por notcias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custdio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens