Adeus a Gilberto Braga: relembre os personagens emblemáticos das novelas do autor
Brasil - Comportamento - Famosos
Isaura (Lucélia Santos) e Leôncio (Rubens de Falco) de 'Escrava Isaura' — Foto: Globo
Órfã, a escrava branca Isaura (Lucélia Santos) sempre foi amparada por Ester (Beatriz Lyra), sua senhora, que a educou como moça da corte na novela de 1976. Sua protetora morre e o filho, Leôncio (Rubens de Falco), se torna o administrador dos bens da família. Apaixonado pela escrava e furioso por não ser correspondido, ele se apodera de sua carta de alforria, deixada pela mãe, e aplica castigos cruéis à moça.
"Com que então a escravinha se julga no direito de ter pena do seu senhor?! Não seja ridícula, Isaura! Eu vou lhe mostrar quem é digno de pena."
A trama de 1978 gira em torno da rivalidade entre as irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos (Sônia Braga) e a socialite Yolanda Pratini (Joana Fomm). Depois de cumprir metade da pena, Júlia consegue liberdade condicional e tenta, de todas as formas, livrar-se do estigma de ex-detenta. Seu primeiro desafio é reconquistar o amor da filha, Marisa (Gloria Pires), criada por Yolanda que, com medo de perder a sobrinha, dificulta a aproximação entre mãe e filha.
"Eu fiz tantos planos... eu não queria que você soubesse dessa forma, Marisa. Eu errei muito na minha vida. Eu devia ter te procurado antes. Mas eu tô aqui agora pra te ajudar, porque eu quero me aproximar de você."
Brilhante
Em Brilhante (1981), Chica Newman (Fernanda Montenegro) é mãe de Inácio (Dennis Carvalho). Profundamente dominadora, defende os valores familiares e não aceita as escolhas do filho. No entanto, ela se despe dos preconceitos e se desculpa por não ter respeitado as opções de vida do rapaz.
"Reconheço que sufocamos você a vida inteira, quisemos que vivesse uma vida que não era sua. Que erro...que triste...Esquecemos que tinha uma vida para ser feita por você. Tinha alienação, repressão, castração em cima de você, mas também tinha amor, por incrível que pareça."
Vale Tudo
Uma das vilãs mais marcantes de Gilberto Braga, Odete Roitman (Beatriz Segall), de Vale Tudo (1988) é uma rica executiva, que manipula a vida dos filhos, Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) e Heleninha (Renata Sorrah), e humilha subordinados e todos que estão em posição inferior. Mora em Paris, tem apartamentos em diversas outras cidades pelo mundo, e odeia o Brasil, para onde só viaja em casos de extrema necessidade. Odete é assassinada gerando um grande mistério na história.
"Você reserva a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos, de preferência que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente, e pede um desconto, eles dão. Celina, por favor, avisa na portaria do hotel que eu de-tes-to ter brasileiro de outros estados passando na porta do meu apartamento, falando português. Quanto menos eu ouvir falar português, melhor."
O Dono do Mundo
Na trama exibida em 1981, Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta uma caixa de champanhe com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido. A moça se apaixona pelo canalha e engravida dele, que não tem escrúpulos ao revelar que tudo não passou de uma aposta.
"Foi destino nenhum, Márcia. Será que você não percebe que quando um homem quer uma mulher, ele às vezes é obrigado a fazer... Eu nunca fui apaixonado por você, nunca quis ter um filho, nunca quis me separar. Foi uma aposta. Apostei com o Júlio uma caixa de champanhe como era capaz de levar você para a cama antes daquele babaca."
Pátria Minha
Loreta Pelegrini (Marieta Severo) é outra vilã marcante do autor, um trunfo da trama exibida em 1994. Arrogante, autoritária e prepotente, ela perde a fortuna, mas não perde a pose como camelô em um bairro pobre.
"Espero que tenha sensibilidade para apreciar uma roupa tão requintada. De certa forma, estou fazendo um trabalho de assistência social, achei que deveria trazer um pouco de bom gosto às classes menos favorecidas."
Celebridade
As cenas de briga são um ponto alto nas tramas de Gilberto Braga. Em Celebridade (2003), ele deixou o público vingado com a surra que Maria Clara Diniz (Malu Mader) deu em Laura (Cláudia Abreu). A vilã se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa. Na verdade, Laura é uma carreirista que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara.
"Você não é nada, Laura. É uma ordinária barata, ratazana de esgoto. Agora sim, você está parecendo o que é de verdade: um monstro! Pensa que acabou? Isso é só o começo."
Paraíso Tropical
O casal formado por Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Wagner Moura) foi o destaque da novela de 2007. A paixão da prostituta e do vilão da história conquistou o público, que torceu para um final feliz. Bebel lançou mão de expressões que ganharam as ruas, como “catiguria”, em vez do correto “categoria”, e “cueca maneira”, quando queria se referir a um homem rico e bem cuidado. Olavo, por sua vez, chamava Bebel de “Cachorra”.
Insensato Coração
Outro vilão a ter o troco merecido é Léo (Gabriel Braga Nunes), de Insensato Coração (2011). No início da trama, ele seduz a técnica de enfermagem Norma Pimentel (Gloria Pires), uma viúva simples, bondosa e solitária, acompanhante de Silveira (Hugo Carvana), um velho doente que guarda uma fortuna em casa, em um esconderijo que só ele conhece. Norma se deixa enredar pelas mentiras de Léo, que diz ter se apaixonado completamente por ela, a ponto de pedir-lhe em casamento. O plano dele, porém, é entrar na casa, descobrir onde Silveira guarda o dinheiro e roubar o velho, o que, de fato, consegue, sem que Norma desconfie de suas intenções. A técnica de enfermagem é presa, promete vingança e cumpre o prometido.
"Sou a técnica de enfermagem que você mandou para a cadeia para pagar por um crime que você cometeu. Você, Léo, me mostrou que a maioria das pessoas é cruel. Você me deu um golpe e, por causa dele, fui para a cadeia. Por sua causa, passei muito tempo lá...Quero que trabalhe para mim fazendo o que eu mandar. Você trabalha para mim ou apodrece na cadeia. Agora tenho dinheiro para te caçar nem que seja no Quinto dos Infernos."
GShow/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,431 |
Euro | 6,402 |
Franco suíço | 6,846 |
Yuan | 0,758 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito