Sexta-Feira 29/03/2024 06:39

MS tem dia ‘recheado’ de medalhas e vai ao pódio cinco vezes nos Jogos Escolares Brasileiros

Estado - Esporte - Jogos Escolares

Fotos: Paulo Palhares/CRE Três Lagoas

 

Saíram as primeiras medalhas de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). E, logo de cara, neste domingo (31), os atletas sul-mato-grossenses foram cinco vezes ao pódio, no atletismo, taekwondo, tênis de mesa e wrestling (luta olímpica). A delegação estadual é coordenada e apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), na competição escolar para desportistas na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento teve início no dia 29 de outubro e segue até 5 de novembro.

A primeira medalha do Estado nos Jogos foi de ouro, assegurada por Gabriel Antonio Claudino. O ponta-poranense de 14 anos, da Escola Magsul, dominou os 80 metros rasos do atletismo, chegando à marca de 9s33. O outro sul-mato-grossense na prova, Afonso Lima, também foi destaque. O atleta de Campo Grande largou forte e terminou na quinta colocação, com 9s88.

“A emoção é imensa, estou feliz demais por representar o nosso Estado e a minha cidade de Ponta Porã. Tinha certeza que pelo menos na final eu chegaria e agora consegui o ouro. É uma sensação única”, disse o velocista de Ponta Porã, que fez sua melhor marca pessoal nos 80 metros. Ele é um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte. “A Bolsa ajuda demais. Hoje, pude participar dos JEB’s por causa desse auxílio e dá um ânimo a nós atletas, para nos empenhar mais ainda”.

Esse é o melhor momento da promissora carreira de Gabriel Claudino. Há menos de um mês, o atleta voltou do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo com duas “douradinhas”: uma nos 75 metros e outra nos 250 metros. O jovem tem como técnico Domingos Carvalho, também bolsista do Governo do Estado. “O treinamento do Gabriel focado nos JEB’s se sobressaiu aos demais, o nível foi muito forte. É um trabalho bem feito, que vem gerando resultados. O atletismo de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul está de parabéns, crescendo cada dia mais”, destacou o treinador.

Ainda no atletismo, Alexssander Ribeiro encerrou a disputa no salto em distância em quinto lugar (5,77m), entre 44 competidores. No lançamento do disco, o atleta indígena Iarlei Domingues, de Amambai, foi sétimo (37,84m). No karatê, Maria Luiza Santos Lopes deu orgulho e alcançou o quarto lugar no estilo kata.

As demais medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul neste domingo (31) foram de bronze. No wrestling, Luan Alves Cabral foi o terceiro melhor na categoria até 57 quilogramas (kg), no estilo greco-romano. A modalidade, também conhecida como luta olímpica, já fechou as disputas. O estado ainda foi representado por José Luiz Prado e Aryadina Wizenfad.

No tênis de mesa, a condecoração bronzeada veio na disputa feminina por equipe. Daniela Chaim e Maria Eduarda da Silva, orientadas pelo técnico Ricardo Luis Chaim, colocaram Mato Grosso do Sul no pódio, ficando atrás apenas de duplas de Santa Catarina e Paraná. Já o taekwondo foi responsável pelos outros dois bronzes. Colocaram medalha no peito Beatriz Nunes (até 51 kg) e Nicolly Sena (até 59 kg), sob comendo técnico de Roberto Elias da Silva e Sonia Carvalho.

Mais destaques

Com apenas 12 anos de idade, Isaac Luvizetto carregou o nome do Estado em grande estilo na ginástica artística. Ele foi o único representante na modalidade, que teve apresentações nos dois primeiros dias do evento. O campo-grandense chegou à final no aparelho mesa de salto, terminando na sexta posição. “Deu um pouco de nervoso, porque foi a segunda vez que viajei. Foi uma experiência incrível, espero estar mais acostumado nos próximos anos”, destacou o ginasta.

“O Isaac completou 12 anos recentemente e está vindo de séries com nível de dificuldade menor em comparação aos meninos mais velhos, porém cumpriu com o esperado. Todas as séries que treinamos, ele executou muito bem, mantendo a calma, a concentração, sabendo como esse evento é grande, principalmente em relação ao nível técnico. Ele conseguiu se controlar e demonstrou que futuramente pode colher bons frutos para nosso estado”, enfatizou o técnico de Isaac, João Gabriel França.

Sofia Ribeiro Bacciotti deu tudo de si nos JEB’s, sua primeira competição a nível nacional na ginástica artística. A atleta de 12 anos foi uma das três integrantes da modalidade na equipe sul-mato-grossense e confessou se senti honrada com a oportunidade de estar na capital fluminense.

“É a primeira vez que viajo sozinha para competir sem meus pais”, explicou a estudante do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande. “Esse é apenas meu segundo campeonato. Essa foi a primeira vez que viajei com minhas amigas e que pude conviver mais com elas”, completou.

Os JEB's são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens