Sábado 20/04/2024 06:36

Após 1 ano e 4 meses, MS fica cinco dias sem registrar mortes por Covid-19

Estado - Saúde - Boletim Covid-19

Foto: Saul Schramm

 

Mato Grosso do Sul registrou zero óbitos por Covid nesta quarta-feira (20). Após 16 meses, o Estado conquistou essa "vitória"  e não resgitrou nenhum óbito por coronavírus, pelo período de cinco dias corridos. Os dados são referentes a segunda-feira (18) e terça (19) e constam no boletim epidemiológico lançado a cada 48 horas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

“Fato histórico” avaliou o secretário de saúde, Geraldo Resende, que atribuiu esse resultado ao avanço da imunização no Estado. “Desde o dia 15 (de outubro) não acontecem óbitos nos dias subsequentes. Os casos que estamos divulgando são casos que aconteceram em dias anteriores ou meses anteriores e que estavam em investigação”. 

Desde o começo da pandemia, Mato Grosso do Sul já registrou 9.626 vidas perdidas por complicações da doença. A média móvel continua com tendência de queda, e está em 3,4. 

A mesma desaceleração está presente nas internações que registra o menor número de toda pandemia. Nesta quarta-feira, existem 51 pacientes internados por Covid em Mato Grosso do Sul, sendo 29 em leitos clínicos e 22 em leitos de UTI. O recorde histórico é do mês de junho, quando o Estado chegou a ter 1.339 pessoas internadas, e o mês de outubro começou com 138. 

Os casos também seguem em queda. Nesta quarta-feira foram registrados 62 novos casos da doença, sendo os municípios com mais infectados: Ponta Porã com 23, Três Lagoas com 6, Ivinhema e Paranaíba com 5 novos casos. A média móvel foi atualizada para 118. 

A taxa global de ocupação de leitos SUS/UTI por macrorregião está em 36% na de Campo Grande, 40% em Dourados, 14% em Três Lagoas e 29% em Corumbá. Já a taxa de leitos ocupados por casos confirmados de Covid está abaixo de 5% em todas as macrorregiões e zerada em Corumbá. 

A taxa de contágio se manteve em 0.85 nesta quarta-feira. Segundo especialistas e gestores de saúde o ideal é que ela permaneça abaixo de 1. 

Existem 61 testes em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e 79 casos aguardando liberação de resultado pelos municípios. 

A vacinação continua avançando no Estado que já conta com 77,49% da população total com ao menos uma dose do imunizante. O índice de sul-mato-grossenses com as duas doses ou dose única é de 62,73%. 

Resende reforçou a necessidade de avançar ainda mais o processo de imunização no Estado, especialmente daqueles que ainda não se vacinaram e idosos que precisam tomar a dose de reforço, afirmando que existem doses suficientes nos municípios e estoques de vacina na central de frios do Estado.

“Toda estratégia para buscar aqueles que teimam em não tomar a vacina. No Brasil, quem está indo a óbito são pessoas que se negam a tomar a vacina, e idosos que não tomaram a dose de reforço. Aqui no MS felizmente nós estamos tendo esse cenário de estarmos há cinco dias sem nenhum óbito no Estado”. 

"Este é o momento de bom senso. Embora MS esteja muito bem na vacinação, não podemos ainda abrir mão das nossas mascaras, ainda temos que evitar aglomerações. Tem que pensar quando for se expor ao risco e não pode deixar de se vacinar. Isso são medidas que a gente tem que continuar fazendo", completou a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens