Domingo 08/06/2025 18:52

Assinado acordo entre União, MS e Codesul sobre Ferrovia Norte-Sul

Estado - Investimento Público - MS Entrando nos Trilhos do Desenvolvimento

Imagem: Divulgação

Foi assinado o acordo entre o Governo do Mato Grosso do Sul, o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o Governo Federal sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV).

Ficou acertado – no documento assinado na manhã de hoje (18) pelo deputado federal Giroto (PR-MS) representando o Estado, que a via férrea vai passar por Mato Grosso do Sul, cruzando os estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

No documento ficou acertado que a gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que a responsabilidade em realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficará com a Valec - empresa estatal responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária -, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que esteve na reunião em que foi redigido o documento afirmou que: “ferrovia é importante demais, é uma coisa de interesse nacional e se é de interesse nacional, temos de fazer convergência”, completando que o traçado deve contemplar os estados do Conselho.

O deputado federal Giroto destacou por meio de sua assessoria, que já está em curso o edital de licitação para escolha das empresas que vão fazer os estudos de traçado e de viabilidade econômica da Ferrovia Norte-Sul, até o estado do Rio Grande do Sul.

Pela proposta do Codesul e do Governo Federal, a Ferrovia no município de Estrela D’Oeste, no Estado de São Paulo, passa para o território sul-mato-grossense, cruzando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Dourados. “Há a ponte em Aparecida do Taboado que pode ser aproveitada. Isso representa custos menores para implantar a via férrea, além de existir um potencial de carregamento grande em Mato Grosso do Sul”, enfatizou Giroto.

Em seguida, a Norte-Sul cruza o estado do Paraná, passando por Guaíra, Cianorte e Cascavel; segue por Santa Catarina (municípios de Porto União, Caçador, Videira, Joaçaba, Seara e Chapecó).

No Rio Grande do Sul cruza as cidades de Erechim, Passo Fundo/Carazinho, Lajeado/Santa Cruz, General Luz, Pelotas até o porto localizado no município de Rio Grande.

O documento foi assinado pelo secretário de infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini; José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná; Edson Giroto, deputado federal – representando Mato Grosso do Sul; e Beto Albuquerque, Secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul. Pelo Ministétrio assinou o documento o Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato. O ministro Paulo Sérgio Passos e o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo.

Redação Capital News/DF

assinado, acordo, MS, Codesul, Governo Federal, Ferrovia Norte-Sul, infraestrutura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens