Quarta-Feira 24/04/2024 14:16

Semana de Ciência e Tecnologia da UEMS ocorre de 04 a 08 de outubro

Estado - Ciência e Tecnologia - Palestras Online

Foto: UEMS

As atividades da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ocorrerão de 04 a 08 de outubro, com 13 palestras on-line, transmitidas pelo canal oficial da UEMS no Youtube, com emissão de certificado para os participantes inscritos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/sctuems2021/.  Atenção: É preciso se inscrever também em cada palestra que participará para receber o certificado.

Sob organização da Divisão de Pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), o evento envolverá os 11 Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS.

A abertura oficial da Semana inicia na segunda-feira (04), às 8h, e logo em seguida (8h30) ocorrerá a palestra “Cerrado e Pantanal do Mato Grosso do Sul: Biodiversidade, Queimadas e suas consequências”, com os professores Prof. Dr. Yzel Rondon Suárez e Profa. Dra. Juliélen Zanetti Brandani, do Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA). Às 10h, os docentes Prof. Dr. Afrânio José Soriano Soares e Prof. Dr.  Norton Hayd Rego, do Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidase Desenvolvimento Sustentável (CEMAP), abordarão sobre “Áreas protegidas  e o uso sustentável dos recursos naturais: uma questão de cidadania".

E no período da tarde, às 14h, o professor Dr. Dalton Queiroz falará sobre “Robótica”, pelo  Centro de Pesquisas em Materias (CEPEMAT). E às 15h30, a palestrante, MSc. Erica Amorim da Silva, do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ) abordará sobre “A QuiMiCativa: o viés teatral da ciência”

Na terça-feira (05/10), às 8h, será ministrada a palestra “Bancada hidropônica de baixo custo”, pelo Prof. Dr. Cássio de Castro Seron - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-Grossense (CEDESU) da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC); às 9h30, a sexta palestra: “Ciência e Tecnologia na Agronomia” com os professores Dra. Cristiane Gonçalves de Mendonça e Dr. Marcos Antonio Camacho - Centro de Estudos em Produção Vegetal (CEPROV). E no período vespertino, 14h, o tema abordado será: “Avanços e pesquisas  na área de bovinos de corte da UEMS Aquidauana” - Profa. Dra. Fabiana  Sterza e Prof. Dr. André Luiz Julien Ferraz - Centro em Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal (CECA-CP).

No terceiro dia de evento (06/10), o professor Dr. Isael José Santana, do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED ), falará sobre "Violência doméstica e educação"; e às 14h a Palestra 9 “ Tecnologias Educacionais em Saúde”, sob a ministração do MSc. Luiz Alberto Ruiz da Silva e Prof. Dr. Rogério Dias Renovato - Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde (Cepes).

A palestra “Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior: Acesso e Permanência” abre a quinta-feira (07/10), sob a ministração da Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo  - Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE); e no período da tarde, às 14h, será abordado sobre “Atividades Desenvolvidas pelo  Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI”, com a Profa. Dra. Léia Teixeira Lacerda e Profa. Dra. Kátia Cristina Nascimento Figueira – CELMI.

No último dia de evento (08/10), será apresentado sobre a “A importância dos Comitês de ética em pesquisa científica” -  Comitê de Ética com Seres Humanos – UEMS e Comissão de Ética no Uso de Animais – UEMS, sob a ministração das professoras Dra. Alessandra Aparecida Vieira Machado e Dra Tania Mara Baptista dos Santos. E para finalizar, às 09h30, ocorrerá a palestra  “Inovação Tecnológica: O desafio que você não pode Recusar!”, com o Dr. Fábio dos Santos Barros – Coordenador do Núcleo de Inovação/PROPPI/UEMS.

SNCT

A ação faz parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com entidades de todo o país. Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens