Sexta-Feira 01/07/2022 22:52

Chegada da chuva no Pantanal elimina os focos de calor; bombeiros monitoram região

Estado - Geral - Incêndios Florestais

Fotos: CBMS

 

As chuvas que caíram na região pantaneira, desde o sábado (28), extinguiram praticamente todos os focos de calor na região, onde os incêndios florestais mais intensos ocorriam no Carandazal, Abobral, Forte Coimbra e Nhecolândia. Sobrevoo na manhã deste domingo constatou que os focos foram eliminados, com os bombeiros se mantendo nas áreas realizando monitoramento e rescaldo.

A informação foi repassada pelo atual comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Leandro Borges Bertholdo. “As condições climáticas favoráveis foram determinantes para a extinção dos incêndios, com três das seis guarnições de linha de frente retornando à base (quartel do Corpo de Bombeiros de Corumbá). Em algumas regiões, como o Abobral, choveu forte”, acrescentou.

No Pantanal ao Norte de Corumbá, abrangendo as sub-regiões do Paraguai e Paiaguás, também houve ocorrência de chuvas e não há sinais de focos, conforme relatou o pantaneiro Armando Lacerda, do Porto São Pedro, localizado no entorno da Serra do Amolar. Ele disse que choveu pouco, mas o suficiente para aumentar a umidade e eliminar a fumaça. “O capim começou a reverdecer”, adiantou.

Operação no 58º dia

A Operação Hefesto é realizada no Pantanal há 58 dias, envolvendo mais de 140 bombeiros militares e brigadistas das propriedades rurais, além de viaturas e três aeronaves Air Tractor. Atualmente, 45 bombeiros estão em ação e em constante revezamento. Antes da chegada da chuva, foram montadas três bases para operação das aeronaves responsáveis pelo lançamento de água – na fazenda BrPec (Miranda), Forte Coimbra e Corumbá.

No sábado, houve combates aéreo e terrestre no Abobral (entre a MS-184 e a BR-262), com o fogo atingindo o Morro do Urucum (reservas de minério de ferro e manganês). Os bombeiros também atuaram e controlaram um incêndio no Morro do Rabicho, área de adestramento da Marinha próxima a cidade de Ladário. No Carandazal, entre Corumbá e Porto Murtinho, a chuva forte apagou o grande incêndio.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens