Babu Santana relembra internação em UTI por causa de diabetes: 'Meu organismo estava quase entrando em colapso'
Brasil - Comportamento - Famosos
Babu Santana relembra internação em UTI, fala de novos hábitos alimentares e de redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram
Babu Santana é um novo homem. Não só pela mudança no corpo após perder 25 quilos, mas principalmente por ter abandonado velhos hábitos alimentares que o levaram às pressas a uma emergência de hospital. Na época, o artista de 41 anos foi diagnosticado com diabetes.
O susto veio e, com ele, uma transformação e tanto em seu cardápio: Babu cortou doces, refrigerante, mas sem abrir mão do que gosta. Equilíbrio virou a palavra de ordem do Paizão, como ele conta no podcast Novela das 9. 🎧👇
"O maior susto foi quando eu descobri que era diabético. Mas foi um susto que tinha que ser nessa proporção, porque eu era viciado em refrigerante, comia muito chocolate. Lembro que na época que eu parei de fumar, o que eu não fumava de cigarro, comia de chocolate na rua."
"Quando saí do BBB, estava muito indisciplinado: era refrigerante, açúcar, pão francês, embutido, doces... E podendo comprar com fartura, né? Foi terrível! Eu já estava perdendo peso e pensei: ‘Deve ser essa vida agitada’. Só que eu fui internado com acidose, provavelmente provocada pela diabetes. A gente tira uma medida que você tem que estar até 100, e eu estava com mais de 350. Meu organismo já estava quase entrando em colapso, estava comprometendo meu fígado", revela o ator.
A partir daí foi tudo ou nada. Depois do choque de realidade, ele percebeu que não dava mais para arriscar a saúde e deu um basta nos excessos.
"Desde que fui diagnosticado, não tomo mais refrigerante. Sou chocólatra, aí conheci o chocolate 70%. É uma questão de paladar. E como perdi peso, às vezes, dou uma roubadinha. Só que fui dar uma roubadinha para comer um chocolate ao leite e não consegui, achei muito doce", observou.
"Fui tomar um cafezinho e botaram adoçante. E falei: 'Meu Deus, passei 40 anos da minha vida botando açúcar no café, uma bebida amarga!'. Gente, desculpa falar para vocês: café é amargo. Não tem lógica ficar botando açúcar! Eu não consigo mais tomar café nem com adoçante."
Novos hábitos vieram e ele vem sentindo os efeitos positivos dessa virada de chave:
"Não me privei de nada. A minha diabetes é da forma mais amena, tomo os remédios certinho... Sou um atleta frustrado. Antes de tentar a sorte como ator, sempre achei que ia jogar basquete, eu também lutava taekwondo bem. Tinha uma rotina que me faz falta depois de um tempo."
No podcast, o artista relembra a passagem traumática por uma Unidade de Terapia Intensiva:
"Ficar internado na UTI completamente consciente e sem nada doendo no seu corpo, é coisa de maluco. Eu falava para minha ex-mulher: ‘Cara, o que estou fazendo aqui?’. As pessoas morrendo, intubadas... Aí o médico falou: ‘A gente teve que te botar na UTI porque você poderia ter um colapso. Você está com quase 400 de glicose’. Eu respondi: ‘Mas eu estava emagrecendo’. E ele: ‘Não, você estava definhando, é diferente’."
Hoje, mais saudável e com a agenda lotada de trabalho, Babu brinca com a única dificuldade que sente com o corpo atual: "É colocar uma calça, porque estão todas caindo! É sério! A gente estava aqui gravando o conteúdo e teve que encher as camisas de pregador, porque estão muito grandes. Essa é uma das dificuldades (risos)."
O pai tá on (line)! 📲🖥
Desde a participação marcante no BBB20, Babu virou referência e acumulou mais uma função: a de influenciador digital. Só que nas redes, ele já sentiu na pele que nem tudo são likes, há haters também. Mas sobre isso, garante que aprendeu a lidar.
"Hoje, a rede social é quase uma profissão paralela. Eu virei influencer! (risos). Você consegue fazer o show da sua vida. E a partir do momento em que aceita isso – ‘olha aqui a minha roupa’, ‘olha como eu emagreci’, ‘olha a minha namorada’ -, você abre uma chance de as pessoas opinarem sobre aquilo. E nem sempre as opiniões são agradáveis."
"Tem pessoas cruéis, covardes, que criam uma conta fake para poder falar mal, destilar todo o rancor que tem. Você não tem só pessoas distribuindo carinho."
"Quando eu saí do BBB, tive uma foto com mais de 2 milhões de curtidas. E fiquei: ‘Caraca, que negócio louco!’. Aí eu reparava: nesses 2 milhões de curtidas e comentários, tinha lá 98% de pessoas te parabenizando e torcendo, e 2% detonando. Aquilo me deixou mal. Mas aí eu pensei: ‘Peraí, vou ficar mal por causa de 2% de pessoas ou feliz por 98%?’", analisou o artista.
Passado o baque inicial, Babu segue conectado com seus 6 milhões de seguidores, vivendo e aprendendo:
"Falem mal, mas falem de mim! Levou um tempo, mas comecei a normalizar essa crítica. Ela sempre existiu, as pessoas só não conseguiam se manifestar. E eu vou levando minha vida, consciente de que nunca cometi um crime, nunca foi minha intenção ofender ninguém, mas também refletir sobre vocabulários, gestos... Isso é bom!".
"Eu fico sempre me observando para que me mantenha assim, sem agredir ninguém, e com o pé no chão de que se um dia eu cometer algum erro grave, que eu possa ter a chance de poder pedir desculpas. Até porque sou um machista em desconstrução, e não tenho como ser outra coisa, ainda mais vindo dos anos 1980. Estou desconstruindo muitas coisas, então posso vir a errar, e quero ter sempre a humildade de reconhecer meus erros e correr atrás, pedir desculpas e vida que segue."
GShow/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,416 |
Euro | 6,370 |
Franco suíço | 6,810 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito