Sexta-Feira 26/04/2024 15:30

MS supera meta na campanha de vacinação contra febre aftosa

Estado - Pecuária - Cobertura Vacinal

Foto: Portal do MS

Compromisso da cadeia produtiva com o Governo do Estado - através das ações da Semagro e da atividade diária da Iagro - em mudar o status sanitário de Mato Grosso do Sul, resultou na superação da meta de vacinação. Conforme relatório da campanha encerrada em 31 de julho, o Estado alcançou o índice de imunização de 99,69% do rebanho proposto.

O índice de cobertura vacinal dos animais passou de 99,49% na etapa de maio de 2020 para 99,69% na etapa de maio de 2021.

Essa porcentagem representa 18.653.836 bovídeos em 53.808 propriedades envolvidas na etapa de maio em todo o estado.

 O índice de cobertura vacinal de animais passou de 99,49% na etapa de maio de 2020 para 99,69% na etapa de maio de 2021.

Essa porcentagem representa 18.653.836 bovídeos em 53.808 propriedades envolvidas na etapa de maio em todo o estado.

Em números totais, o índice de vigilância em propriedades durante a etapa passou de 2,18% em maio de 2020 para 2,95 % na etapa de maio 2021, considerando as três modalidades de vacinação estratégica (vacinação assistida, fiscalizada e agulha oficial).

Lembrando que o mínimo preconizado é de 1% e também levando em conta o Ofício Circular 21/2020/DSA/MAPA em conjunto com o despacho emitido pelo Departamento de Saúde Animal, em 29/06/2020 que suspendeu a obrigatoriedade de realizar o mínimo de 1% das vigilâncias em razão da pandemia.

Para o Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, o compromisso e envolvimento do produtor aliado à competência dos profissionais da IAGRO e da cadeia produtiva, mesmo diante das restrições que a pandemia exige, provou que todos os envolvidos não medem esforços para elevar nosso Estado ao status de área livre de febre aftosa sem vacinação, auxiliando de forma crucial na realização das ações referentes ao Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026.

O Secretário de Estado Jaime Verruck (Semagro) presidente do Comitê Estadual do Plano Estratégico do PNEFA, falou com satisfação dos números da campanha destacando que um dos dos principais objetivos estratégicos definido junto com o Governo Federal, pelo Governo do Estado é a mudança de status para ‘livre da febre aftosa sem vacinação’, em Mato Grosso do Sul.

“Para isso precisamos objetivamente, ter imunidade total do rebanho e não ter o vírus circulante. Para tanto, realizamos o recadastramento de bovinos, por que não tínhamos como avaliar um indicador de níveis de vacinação sem ter essa regularização de todo rebanho. A partir daí intensificamos as campanhas de vacinação e, os resultados mostram claramente que o pecuarista entendeu que um passo importante para a retirada da vacinação é termos uma cobertura vacinal satisfatória e que nos dê segurança”.

Jaime disse ainda que os 99,69%, registrados, é resultado do nível de conscientização do pecuarista, da excelência do trabalho da Iagro - que tem boa estrutura tecnológica e modernos sistemas – e que propiciaram agilidade no monitoramento e rápida identificação dos ausentes para torná-los ativos.

Recentemente, um Fórum do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa – PNEFA, realizado de formato virtual, apresentou um panorama do trabalho realizado em todo País, e no Estado do Mato Grosso do Sul em busca do status sanitário de “Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação” exibindo importantes avanços conquistados até aqui.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens