Quinta-Feira 03/07/2025 00:17

O conto de fadas de Rayssa: das redes sociais às Olimpíadas em seis anos

Mundo - Brasil - Esporte - Skate Feminino

Rayssa Leal com medalha de prata em Tóquio — Foto: André Durão

Aquele vestido azul, costurado pela avó e com asas às costas, talvez roubasse a atenção de tudo o que estava por trás naquele vídeo. Àquela altura, aos 7 anos, Rayssa Alves não sabia, mas dava, ali, sua primeira manobra rumo à história. O apelido, Fadinha, ainda indicava uma brincadeira naqueles dias. Mas hoje, aos 13 anos, a skatista pinta a realidade com traços de contos de fada. A prata conquistada em Tóquio alça Rayssa ao templo máximo dos heróis olímpicos brasileiros.

- Saber de todas as meninas que me mandaram mensagens no Instagram, dizendo que começaram a andar de skate por causa de um vídeo meu, eu fico muito feliz. Aconteceu o mesmo comigo. Eu via vídeos da Letícia (Bufoni) andando de skate. Mostrei para o meu pai, ele viu e falou: "Beleza, pode andar". O Matheus, amigo meu, apareceu com skate e era minha chance. A minha história e as de outras skatistas quebraram toda essa barreira de que skate era só para homens. Hoje, eu posso segurar uma medalha olímpica, e isso é muito importante para mim.

Ao compartilhar as imagens de alguns tombos até conseguir completar o movimento, a menina de Imperatriz, no Maranhão, deu início a um caminho sem volta. Ainda que não esperasse nada, Rayssa ganhou as redes sociais e chegou aos principais nomes da modalidade. Tony Hawk, a maior lenda da história do skate, apresentou Rayssa ao mundo com o tweet abaixo. O vídeo original ultrapassou as 20 milhões de visualizações. Hoje, o ídolo já não se mostra tão distante. Na intimidade de quem sabe o que faz, Fadinha segue o legado de quem a inspirou.

- Toninho, meu amigo. Na verdade, eu encontrei ele só uma vez hoje. Não, eu menti. Foram duas. Dei um oizinho, ele me deu um oi de volta. Aí eu pedi uma água a um voluntário, ele veio até mim e falou: "Good luck". Enfim, eu fico muito feliz por conhecer essa lenda que me inspira todos os dias. Ele repostou meu vídeo lá no início. Ele gosta muito de mim - disse.

Durante todo o dia de disputa em Tóquio, Rayssa não pareceu sentir qualquer pressão. O peso de ser a mais jovem atleta da delegação brasileira se transformou em uma simples brincadeira. Na pista, a cada intervalo, aproveitava para brincar com a filipina Margielyn Didal. Rolou no chão, dançou e esqueceu da competição. A tática de se manter leve funcionou.

- Eu tento ao máximo me divertir. Porque eu tenho certeza que me divertir deixa as coisas fluírem. Elas acontecem naturalmente. E ficar dançando ali é muito engraçado. Eu tento ao máximo ficar mais leve e não pegar a pressão.

Rayssa também não quer pensar no que vai mudar. Por enquanto, só quer aproveitar a medalha pendurada ao peito. Em meio a tantos parabéns e comemorações, tudo tem acontecido muito rápido para a medalhista mais jovem da história do Brasil.

- Não consigo pensar em nada ainda, está tudo muito rápido. Fico muito feliz por isso.

Globo Esporte/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,427
Euro 6,401
Franco suíço 6,856
Yuan 0,757
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens