Sexta-Feira 01/07/2022 21:42

Com valores extremos, umidade do ar em Mato Grosso do Sul se assemelha a de deserto

Estado - Previsão do Tempo - Clima

Foto: Edemir Rodrigues

 

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Mato Grosso do Sul e o longo período de estiagem contribuem para o predomínio de ar seco que tem deixado o clima semelhante a regiões do deserto do Saara.  Levantamento do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) mostra que nos últimos dias, os níveis de umidade em alguns municípios do Estado ficaram abaixo de 10%. Na última segunda-feira (19) Costa Rica e Cassilândia, tiveram umidade relativa de 7% e 8%, respectivamente. 

Já em Campo Grande os níveis de umidade relativa do ar foram de 16% na segunda (19), 13% na terça-feira (20) e 9% na última quarta-feira (21), sendo esta última considerada a tarde mais seca do ano na capital de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, a perspectiva é de continuidade desses valores baixos para os próximos dias. “A tendência ainda é de umidade em valores críticos, entre 20-30%, porém um pouco melhores do que tem sido observados nos últimos dias. Pelo menos até o dia 26 de julho, poderemos observar estes valores críticos, principalmente na região leste do estado. Entre os dias 26 e 28 de julho os modelos meteorológicos indicam a aproximação de uma frente fria que pode influenciar no clima em Mato Grosso do Sul”, explica a doutora em meteorologia.

Enquanto isso, os níveis de umidade continuam acendendo dois alertas importantes: o da saúde e também dos riscos de queimadas urbanas e de incêndios florestais. As principais recomendações de especialistas para aliviar o desconforto do tempo seco são ingerir bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição direta ao sol e a prática de atividade física nas horas mais quentes e secas do dia. 

No quesito queimadas urbanas, o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA) Edmilson Queiroz, lembra que o Governo do Estado em parceria com diversas instituições têm desenvolvido ações preventivas e faz alertas importantes para este período de estiagem. 

"A gente orienta as pessoas a não fazerem o uso do fogo. Não há autorização agora nesse período, o Estado antecipou a proibição por 180 dias. Normalmente iniciava em 1° de agosto e se estendia até outubro no Pantanal, e setembro em outras áreas, foi antecipado e já está proibida qualquer tipo de queima controlada, mesmo quem tinha autorização anterior não pode mais efetuar qualquer incêndio. A população tem denunciado muito, depois da operação Prolepse, que significa justamente prevenção”. 

Além disso, destaca os prejuízos ambientais, financeiros e à saúde devido à fumaça nos perímetros urbanos. “Uma responsabilização administrativa tem uma multa que pode variar de R$ 1 mil por hectare e um terreno baldio que pode chegar a R$ 5 mil. Bem como uma pena criminal se for um incêndio em mata ou floresta, que pode chegar a 4 anos de reclusão, com prisão em flagrante inclusive, e a pessoa ainda ter que reparar o dano na instância civil, o dano ambiental. E além disso, na própria instância civil, se for interpelada terá que reparar danos a outras propriedades”, explica. 

A fiscalização das queimadas no Estado é realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais.

Tempo quinta-feira

As condições de tempo para esta quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul são de tempo firme em todas as regiões. Uma massa de ar seco segue predominando e impedindo a formação de nuvens. O sol brilha forte durante todo o período, e embora o dia comece com temperaturas amenas, ao longo do dia as temperaturas terão rápida elevação. 

Conforme estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) o Estado pode ter regiões com temperaturas mínimas de 10°C durante a madrugada, e as máximas podem chegar aos 35°C na região pantaneira. 

Na capital, o sol predomina, e as temperaturas podem variar entre 13°C e 29°C ao longo do dia. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens