Quinta-Feira 03/07/2025 12:24

Drica Moraes conta reação ao saber que seria substituída por Marjorie Estiano em 'Império': 'Me causou espanto'

Brasil - Comportamento - Famosos

Drica Moraes lembra da sua saída no meio da novela 'Império' — Foto: Reprodução/Instagram

A novela Império estava bombando e a Cora era um dos grandes destaques da trama. Foi nesse cenário, de gravações intensas e grande popularidade, que Drica Moraes se viu em uma situação bastante delicada. Após gravar diversos capítulos como a vilã da trama, a atriz teve problemas de saúde e precisou ser afastada para se dedicar a sua melhora. Passados sete anos desde o fim da trama, Drica relembra como tudo aconteceu:

"A Cora foi um dos grandes presentes que eu tive na vida. Eu já estava completamente curada da leucemia que eu tive em 2010. Já havia feito a novela 'Guerra dos Sexos' e 'Império' foi a primeira vilã de novela das 9 que tem uma jornada de trabalho bastante intensa, que me demandou muita energia. Então, a partir do capítulo 164, eu sofri uma falta de voz, uma fonia aguda e não consegui mais comparecer às gravações. Tirei uma semana de descanso mas, mesmo assim, a voz não voltava."

Com a necessidade de focar na saúde, Drica teve que ser afastada permanentemente da trama, sendo substituída por Marjorie Estiano, que deu vida a Cora na primeira fase de Império. Com a transição acontecendo em tempo recorde, muitos ficaram impactados com a solução encontrada pelo autor para dar continuidade às vilanias da personagem.

"A princípio, foi uma solução que me causou espanto. O Brasil e eu não sabíamos se aquilo ia dar certo, nem a emissora, nem os diretores e nem o autor. Foi uma saída plausível. Fiquei triste por não poder acompanhar o fim da novela, pois foi um dos trabalhos que mais me trouxe realização, foi um grande personagem. Mas entendi que, naquele momento, era o que havia para ser feito."

Questionada se enxergaria outra solução para a sua saída na novela, caso as gravações acontecessem nos dias atuais, Drica brinca com um possível retorno triunfal e uma reviravolta que daria o que falar:

"Hoje em dia, os tempos estão tão loucos que acho que eu poderia ter voltado no final, na última semana, e ter desmascarado a falsa Cora. Tudo está tão absurdo nos tempos atuais que a CPI da Cora seria até interessante. Hoje em dia, essa história é passado. Virou outra história para contar."

Nutrindo um forte carinho pela Cora, a vilã que o público amava odiar, Drica confessa que está desenvolvendo diferentes percepções ao acompanhar a edição especial de Império.

"Está sendo uma experiência maravilhosa rever a novela tantos anos depois. A gente percebe que o mundo mudou bastante de lá para cá, principalmente sobre a relação homem-mulher, a instituição casamento e o próprio machismo estrutural que reina no nosso país. Mas a novela é uma fotografia de um tempo - e é maravilhosa."

Em Império, Cora era uma mulher amargurada e que vivia atazanando a vida de quem a cercava, principalmente de Cristina (Leandra Leal), sua sobrinha, e de José Alfredo (Alexandre Nero). Mesmo com tantas atitudes odiáveis, Cora protagonizava várias situações hilárias, como o dia em que ela pregou uma peça em Elivaldo (Rafael Losso):

Sobre as várias faces da sua personagem, Drica elogia o autor Aguinaldo Silva e a habilidade que ele tinha de transitar entre o choro e o riso de forma natural:

"Uma situação que eu percebo em relação ao meu trabalho é como o autor tinha a capacidade de passar de momentos dramáticos para momentos de comédia com muita facilidade. E isso na época me impressionava. Eu ficava com os códigos um pouco alterados, sem saber em que tecla bater para realizar as cenas. Mas hoje, vendo o conjunto da obra, acho muito interessante."

Enquanto revê as peripécias de Cora em Império, Drica se dedica a outros projetos na TV e no cinema: "Eu acabei de filmar a quarta temporada do Sob Pressão, onde teve um desdobramento muito interessante da Vera, minha personagem, que é médica infectologista. Deve ir ao ar em agosto. Estou para lançar dois filmes: 'As Verdades', dirigido por José Eduardo Belmonte, e 'Pérola', dirigido pelo Murilo Benício. E, se as aprovações de verba e de tempo forem aprovadas, devo começar a filmar um filme do Jorge Furtado."

E o que o Aguinaldo Silva acha disso tudo?

Autor de Império, Aguinaldo Silva lembra com detalhes o dia em que recebeu a notícia de que Drica Moraes deveria se afastar da trama. Ele conta que teve pouquíssimo tempo para encontrar uma solução e cita a responsabilidade que estava em suas mãos com a escolha de trazer novamente a Marjorie:

"Era uma quinta-feira. Cora teria cenas da maior importância, ainda não gravadas, no capítulo que ia ao ar na segunda-feira. Pensei apenas alguns minutos, e aí liguei para o diretor da novela e lhe disse: 'chama a Marjorie!'. Não tinha outra saída. Todo mundo aceitou correr o risco, mas com uma ressalva: 'se não der certo a culpa é sua!', disseram. Mas deu certo, sim. Para ser bem sincero, não tive nem tempo para arrancar os cabelos e fazer drama."

Hoje em dia, Aguinaldo está revendo a edição especial de Império e confessa que costuma ser muito autocrítico em relação aos seus trabalhos: "Sempre digo para mim mesmo que devia ter me esforçado mais e feito melhor." Ainda assim, ele considera a atitude tomada na novela, de substituir as atrizes, como uma solução bastante corajosa para o universo televisivo:

"Às vezes, numa profissão cheia de riscos como é a de telenovelista, você precisa se arriscar a soltar o trapézio e se deixar cair, mesmo sabendo que lá embaixo não existe uma rede."

Depois de escrever O Sétimo Guardião, sua última novela na Globo, Aguinaldo conta que continua firme e forte fazendo o que mais gosta durante a quarentena: escrever.

"Não sei bem para quê, ou para quem, mas escrevo. Sou um escritor compulsivo. Se parar de escrever, morro."

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,416
Euro 6,370
Franco suíço 6,810
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens