Sábado 20/04/2024 04:09

Treinamento simulando situações de guerra vira atração a moradores de cidade da região

Geral - "Invasão" do Exército

Simulação ocorreu nesta manhã em Fátima do Sul - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Um treinamento militar promovido pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Guaicurus, do Exército Brasileiro, realizado na manhã desta segunda-feira (24) no município de Fátima do Sul, virou 'atração' na cidade de pouco mais de 19 mil habitantes.

Já nas primeiras horas da manhã, a grande movimentação do efetivo de mais de 900 militares, que chegaram em caminhões, motos e até helicóptero, agitou as ruas da cidade. Moradores curiosos ficaram espalhados pelas calçadas das residências observando tudo e especulando sobre a mobilização.

"Deu uma assustada, porque a gente acordou com um barulho que não somos acostumados a ouvir. Então saímos para ver o que tava acontecendo e tinha esse movimento todo. É até bonito de se ver, dá curiosidade. Muita gente, helicóptero, tudo que não é nada habitual em Fátima [risos]. Acaba virando um evento", disse a dona de casa Márcia Regina Tosta. 

"Muito bacana a aeronave decolando aqui pertinho. Não tinha visto nada parecido aqui em Fátima. Vi o movimento e ficamos todos curiosos mesmo", disse o trabalhador de usina Adenilson Calha, que observava tudo atento por cima do muro de casa, próximo do campo de futebol que os militares usaram para decolagem de um helicóptero de socorro médico.

"Eu levei um susto, mas achei legal! Já aconteceu treinamento aqui, mas não nessa quantidade de gente", disse a dona de casa Maria Paz de Araújo, enquanto registrava tudo com o celular.

Apesar de toda a curiosidade e especulações, a ação faz parte da etapa prática de uma capacitação da qual os militares participam para certificação do exercício da força de emprego estratégico do sistema de prontidão do Exército Brasileiro. 

"Essa fase vem depois de uma simulação virtual e construtiva, ou seja, nós treinamos o planejamento e agora estamos fazendo a aplicação da nossa doutrina no terreno e na prática. O foco é no transporte e evacuação de não combatentes [civis] afetados por uma situação de guerra e que precisam ser trazidos para uma área de reunião, para depois serem levados a um centro de controle, no nosso caso em Dourados, para que seja feito o apoio médico e psicológico a toda essa população civil que teria sido afetada", explicou o comandante da 4ª Brigada, general Adilson Akira Torigoe.

A reportagem do Dourados News acompanhou o treinamento e toda a movimentação que aconteceu principalmente em torno do Rio Dourados.

A localização e as condições de território de Mato Grosso do Sul, principalmente no que diz respeito a transporte fluvial (em rios) é um diferencial que estabelece a necessidade dessas ações de treinamento.

"Estamos em uma região que também tem algumas características de Pantanal, mesmo não estando no Pantanal de fato. Isso traz dificuldades para esse tráfego de veículos e pessoas e dentro de um cenário de conflito ou de guerra é importante ter esse tipo de capacitação com a engenharia para o recurso de transposição de curso d'água", explicou o capitão Kecio dos Santos Vasconcelos, comandante da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, sediada em Jardim.

Ele coordenou a atividade de transposição de veículos e civis feridos no Rio Dourados, que teve 40 homens somente da engenharia envolvidos. A ação simulava o transporte de uma margem a outra do rio, que é um dos principais na região Sul do Estado.

Ao longo desta semana, os militares seguem com os treinamentos em outras cidades da região. Sediada em Dourados, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada tem efetivo de 4.700 homens em 11 organizações militares, presentes nas cidades de Bela Vista, Ponta Porã, Amambai, Jardim, Três Lagoas, Nioaque e também na capital, Campo Grande.

"A nossa missão é executar a defesa da fronteira Oeste e também trabalhar a parte das operações nessa faixa de fronteira [do Estado], que são as consideradas ações de operações contra os ilícitos transnacionais. Então nós cooperamos com os órgãos de segurança pública e de fiscalização", finalizou o comandante, general Adilson Akira Torigoe. Confira a entrevista completa e também outros destaques desse treinamento militar na nossa página no Facebook.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens