Quarta-Feira 17/08/2022 13:25

Em semana com medidas restritivas, empreendedores compartilham boas práticas para manter negócio

Estado - Negócios - Comércio

Mato Grosso do Sul vive uma semana de medidas restritivas, porém necessárias para conter o desenfreado avanço da pandemia do novo coronavírus que já vitimou 4.164 pessoas em todo Estado e segue com elevados índices de confirmados e internações. 

Com vigência prevista até 4 de abril o decreto Nº 15.638 restringe a abertura de comércio não essencial e a circulação de pessoas entre 20h as 5h de segunda a sexta-feira e das 16h às 5h aos sábados e domingos.

Embora difícil, o ponto de equilíbrio entre compreender a decisão que visa preservar vidas e manter os negócios funcionando tem sido a saída para empreendedores de áreas que não entram na lista de 45 atividades elencadas como essenciais.

Este é o desafio da empresária Milena Faleiros que atua no ramo de roupas e acessórios  - que não entra na lista de atividades essenciais- , Milene tem usado as ferramentas da internet e as entregas delivery como aliadas para manter a equipe ativa e as vendas em dia.

Foto: Divulgação

 

Quando a pandemia chegou a Mato Grosso do Sul, a empresária decidiu fechar as portas de uma das duas lojas de roupa que mantinha em bairros diferentes de Campo Grande. Com colaboradoras remanejadas, ela reestruturou o formato de atendimento e além do presencial direcionou uma equipe especifica para as vendas online. “Com 2 meses já atingimos o faturamento da loja antiga. Deu mais certo que antes”, conta a empresária.

Na rede social de quase 47 mil seguidores, mensagens motivacionais, looks montados com as peças tropicais e postagens interativas chamam atenção de quem acompanha o perfil. No último fim de semana rolou até plantão de vendas online com horário marcado para o liquida verão.

Do ramo pet, Eduardo Martins também adotou o delivery como opção para manter as atividades ao longo da pandemia. Protocolos de biossegurança para manter o distanciamento, sanitização e o táxi dog estão entre as iniciativas implantadas a partir da pandemia. No fim de semana do toque de recolher montou tenda com drive trhu de atendimento, além de reforçar as novas regras nas mídias sociais e aplicativos de celular para que os clientes antecipassem os pedidos. 

“Não são todos os negócios que podem passar por essas mudanças, mas sem dúvidas a pandemia exige de nós mais criatividade para fazer nosso negócio prosperar sem descuidar da questão sanitária. Existe hoje em dia uma luz no fim do túnel que é a questão das vacinas, e esperamos que isso tudo passe logo”, avalia.

Cenário positivo

A união dos deliveries com o marketing digital tem sido tão importante para enfrentar a crise do coronavírus que cerca de 70% dos empresários sul-mato-grossenses pretendem manter a nova modalidade de atendimento no pós-pandemia.

A economista e gerente de pesquisa da Fecomércio, Daniela Dias explica que os deliveries representam 30% do faturamento e tem amenizado as possíveis perdas financeiras durante as medidas mais restritivas do comércio.

“A gente percebe que os deliveries têm amenizado ainda mais a questão das possíveis perdas de faturamento com a suspensão dos atendimentos presenciais de lojas físicas. Para Campo Grande por exemplo, a estimativa de perda no ano passado na segunda quinzena de março era em torno de R$ 90 milhões. Hoje para março nessas duas semanas mais restritivas para Campo Grande, a perda seria de R$ 60 milhões, então mais ou menos 30% de amenização pelo delivery”, analisa. “Estamos melhores agora do que estávamos no início da pandemia”.

A economista destaca que a experiência adquirida com as dificuldades adquiridas ao longo de 2020 reflete diretamente no cenário atual. “Aprendemos muito durante o ano passado, e consequentemente os empresários também se reinventaram. Mais de 40% dos empresários desde o ano passado já estão produzindo conteúdos digitais”, observa.  

Na projeção de especialistas a perspectiva é positiva para comércio e para a economia do Estado no pós pandemia de Covid-19. Uma das justificativas está na imunização acelerada, que já conta com quase 10% da população vacinada. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens