Doença falciforme é tema de evento desta terça-feira
Estado - Saúde - Evento On-line
Foto: Portal do MS
A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial realizará nesta terça-feira (27), evento on-line para discutir a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme (PNAIPDF), no contexto das regiões do Brasil.
O evento é em alusão ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra e ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, e será mediado pela subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves. Tendo como convidadas a doutora em Saúde e Desenvolvimento e Presidente da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), Berenice Kibuchi, representando a região Sudeste; Lindacy Assis, representante do Movimento Nacional de Mulheres com Doença Falciforme na Região Nordeste; a professora Antonieta Luísa Costa, do Instituto Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE) e Neusa Maria da Rocha Carvalho, da Associação Gaúcha de Doença Falciforme (AGAFAL).
A anemia falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, mais comum entre a população afrodescendente. Ela se caracteriza pela alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, o que pode provocar anemia, fadiga intensa, fortes dores, infecções e problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.
“Precisamos falar sobre a doença falciforme, tanto para divulgar na área de saúde, como para quebrar os preconceitos e orientar as pessoas que possuem a doença. Aqui em Mato Grosso do Sul temos 22 Comunidades Remanescentes de Quilombos e nosso papel é levar as informações até esses locais. E para refletirmos o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, convidamos representantes de outras regiões para uma troca de experiências e boas práticas”, explica a subsecretária Ana José.
SERVIÇO
Mesa de debate: Doença Falciforme no contexto das regiões do Brasil
Data: 27 de outubro de 2020
Horário: 17h (horário de MS) 18h (horário de Brasília)
Local: Facebook @SubsRacial
Portal do MS/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito