Terça-Feira 02/09/2025 03:26

Mato Grosso do Sul reduz índices de violência durante a pandemia

Estado - Polícia - Violência

Foto: Arquivo

 Dados do Anuário da Violência apontam aumento em apenas cinco de 23 indicadores

Dados do Anuário da Violência 2020, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com números da pandemia, apontam que Mato Grosso do Sul reduziu a maioria dos índices avaliados, comparando-se o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período do ano passado.

Entre os maiores destaques está a redução de mortes decorrentes de intervenção policial (-53%), lesão corporal seguida de morte (-40%), posse e uso de entorpecentes (-34%), estupro de vulnerável (-32 %), estupro (-28%), estupro de vulnerável do sexo feminino (-28%), estupro de mulheres (25%), roubo total (-27%), roubo a residências (-26%), roubo de veículos (-24%), roubo de estabelecimentos comerciais (-15%), ameaças a mulheres (-15%) e lesão corporal dolosa a mulheres (-9%).

O governador Reinaldo Azambuja elogiou o resultado e creditou os dados ao empenho das forças de segurança. “Os números falam por nós. Sabemos que temos uma das melhores policias do Brasil, que continuaram desempenhando suas funções com maestria, protegendo a população mesmo durante a pandemia de coronavírus”, disse o gestor.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira atribui os bons resultados aos investimentos em equipamentos, viaturas, capacitação e inteligência, bem como a integração e a dedicação das forças policiais. “Naquilo que se destacava entre as ações que deveríamos produzir, não só nos grandes centros urbanos, mas também nas regiões de fronteira e de divisas, foi feito, e isso tudo permitiu que Mato Grosso do Sul conseguisse, num momento de pandemia, otimizar os resultados com a intensificação dos policiamentos, principalmente preventivo e repressivo”, explicou.

Dos 23 indicadores, Mato Grosso do Sul obteve redução nos 13 itens acima mencionados; variação inexpressiva (manutenção) em cinco e aumento em apenas cinco quesitos: latrocínio (42%), mortes violentas intencionais (6%), homicídio doloso (6%) e violência doméstica (0,24%). “Houve um aumento em alguns delitos, principalmente daqueles que ocorrem dentro das residências, locais onde as pessoas ficaram maior tempo reunidas durante a pandemia e atualmente há uma atenção especial para com esses grupos criminais”, garante o secretário de Segurança.

Com relação à violência doméstica é importante considerar o aumento da subnotificação, tendo em vista a maior dificuldade de registros por parte das mulheres em situação de violência doméstica durante a vigência das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia. Justamente por este motivo, o governo estadual criou mecanismos para incentivar as denúncias como a campanha Sinal Vermelho e plataformas como o site www.naosecale.ms.gov.br e o ícone mulher no aplicativo MS Digital. 

Sobre o Anuário

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública utiliza informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelo Tesouro Nacional e pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante na promoção da transparência e da prestação de contas na área, além de auxiliar na elaboração de políticas públicas e promo-ver o debate de novos temas na agenda do setor.

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens