Domingo 08/06/2025 14:57

Produtores de MS integram lavoura e pasto e a renda cresce

Estado - Agropecuária - Programa de Integração Lavoura-Pecuária

(Foto:David Majella/AE)

Milho safrinha por todo lado e, numa rua entre os talhões, uma máquina agrícola nova, recém-adquirida por R$ 400 mil. É um pulverizador de última geração. Há cinco anos, seria apenas sonho para um médio produtor. "Agora estou bem, com a redução contínua dos riscos da atividade", afirma o proprietário da Fazenda São Joaquim, em Maracaju (MS), Léo Renato Miranda. Ele ainda tem plano de instalar um sistema de irrigação por pivô central na propriedade de 1.200 hectares.

A melhoria das condições econômicas veio depois que ele deixou de plantar só soja e milho. "Em 1992 e 1993, a produtividade baixou muito", conta. "Colhia apenas 35 a 40 sacas por hectare e 50 de milho." Hoje, colhe 70 sacas de soja e 100 sacas de milho/hectare, em 950 hectares. "E mandamos para abate mil bovinos por ano."

Miranda faz parte de um contingente de quase 5 mil pequenos e médios agricultores de Mato Grosso do Sul que aderiram ao Programa de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). 

Conforme o agrônomo Dirceu Luiz Bruch, um dos profissionais responsáveis pelo programa, ânimo para aderir ao sistema não falta. E cita os números da Secretaria Estadual de Produção e Turismo de MS. "A cada mês, uma média de 70 agricultores adere ao programa." 

Um dos mais recentes participantes é Alexandre Scaff Raffi, da Fazenda Boa Esperança, em Anastácio, município na borda do Pantanal. Na região predomina a pecuária de cria, recria e engorda. Em algumas fazendas, o teor de areia chega a quase 86%, fator que, com o novo sistema, não impede o desenvolvimento da agricultura, principalmente soja e milho.

Lotação. "Comecei há seis meses e já coloco três bois em 1 hectare, onde normalmente seria menos de um por hectare", diz. "Separei 100 hectares para a integração. É um pasto verdinho, dá dó em pensar que terei que derrubar tudo para produzir massa verde e fazer o plantio direto da soja, mas vamos fazer exatamente como mandam os técnicos", continua.

É uma das fases da integração. A primeira é a correção do solo com calcário, gesso e fósforo, após uma limpeza geral, com a retirada das raízes, por menores que sejam. Em seguida, passa-se a grade e depois semeia-se braquiária. Quando surge o pasto o gado entra, evitando, porém, o consumo das plantas até a raiz. É necessário, ainda, deixar o suficiente para a cobertura do solo, visando ao posterior plantio direto da soja. "Notei também que no pasto comum o gado engordava 300 gramas/dia. No espaço trabalhado, 500 gramas/dia." 

Ciclo completo. O capim fica crescendo sob a lavoura. Após a colheita da soja ou milho, sobra o pasto para o gado. O ciclo completo da integração lavoura-pecuária é de quatro anos, desde a formação do primeiro pasto até a colheita da soja ou milho. Depois o processo retorna ao ponto inicial "É um processo onde a agricultura ampara a produção pecuária, e vice-versa, evitando prejuízos", diz o agrônomo Roney Pedrosa.

COMO FUNCIONA

O PASSO A PASSO DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

1 Correção do solo

Aplica-se calcário, gesso e fósforo, após uma limpeza da área, com retirada de raízes

2 Gradeação
A área é gradeada e em seguida semeia-se o pasto, normalmente braquiária

3 Introdução do gado
Quando o pasto se forma os animais entram, mas não devem comer o capim até o talo

4 Introdução de lavoura
Soja ou milho são cultivados sob a palha do pasto, que após a colheita viceja novamente 

MS Notícias/ V.H.

Produtores, MS, Lavouras, Soja, Milho, Aumento na Renda

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens