Sexta-Feira 13/12/2024 14:53

Muito além de moradias, ações na Aldeia Água Bonita promovem transformação social

Estado - Habitação - Construção

Foto: Edemir Rodrigues

 

Quem conheceu o antes da Aldeia Água Bonita, na região norte de Campo Grande, e vê como ela está atualmente percebe a transformação. A comunidade que era composta por barracos de lona, agora conta com 79 casas de alvenaria construídas pelos próprios indígenas. 

As mudanças começaram em 2018 quando parceria entre Governo do Estado por meio da Agência Estadual de Habitação (Agehab) com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Social do Trabalho (Funsat), entrou na comunidade levando qualificação profissional na área da construção civil e disponibilizou material para que os moradores edificassem as casas.  

A iniciativa transformou não apenas o cenário da Aldeia Água Bonita mas também a vida dos indígenas. De forma individualizada seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, nesta terça-feira (6) foram entregues as chaves de 25 unidades habitacionais, completando as 79 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além de 91 certificados da qualificação recebida pelos indígenas nos últimos dois anos.  

Aos 29 anos e mãe de quatro filhos, Genilsa Francisca Farias conta que nunca tinha trabalhado em nada na área da construção, mas com a qualificação em elétrica e carpintaria pôde atuar na obra de casas de familiares e pessoas queridas. “Morávamos num barraco, então é uma sensação que não tem explicação. Um grande sonho que está se tornando real. Só agradecimento mesmo por tudo que a gente passou e estar hoje recebendo a nossa chave da casa e o certificado. Felicidade que não tem tamanho”, define.

A parceria levou desenvolvimento para a comunidade e provocou impactos muito positivos na vida das famílias, segundo o cacique Alder Romeiro Larrea. “Ver as pessoas saírem dos barraquinhos para entrarem numa casa digna que eles mesmo levantaram é muito gratificante para a gente que está desde o começo na luta”, afirma. Segundo ele, cerca de 200 indígenas passaram pela profissionalização, mas muitos deles atualmente trabalham fora dos limites da Aldeia.

Contrastes ainda presentes na Aldeia

Diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani conta que o trabalho conjunto com o município é fundamental para fazer um trabalho social e levar mais dignidade para os moradores. “Muitas pessoas aqui, não são as mesmas que começaram, porque muita gente se qualificou e foi trabalhar fora. E o objetivo é que quando essas pessoas recebam a casa, esse projeto gere de fato uma cidadania para as pessoas, que elas possam trabalhar e ter uma renda”, destaca.

Eletricista, encanador, pedreiro, pintor, servente e carpinteiro são as formações técnicas oferecidas aos indígenas por meio do Programa de Inclusão Profissional (Proinc). “Nesses dois anos a Funsat capacita essas pessoas para que saindo do programa elas comecem a fazer parte da geração de emprego forma”, pontua o diretor-presidente da Funsat, Luciano Martins.

A presença da assistência social da Agehab na aldeia não se resume às moradias. Segundo Maria do Carmo, as mulheres da comunidade têm recebido cursos de asseio e conservação das casas e também voltados a geração de renda, como artesanato em pano de prato, confecção de tapetes, bombons caseiros, sabão caseiro, salgados, entre outros.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 6,081
Euro 6,417
Franco suíço 6,918
Yuan 0,838
Iene 0,040
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens