Sábado 15/11/2025 11:15

Índia de 8 anos espera “benção” de pajé para amputar perna

Saúde - Questão Cultural

Imagem: turismopelobrasil.net

Uma menina indígena, de oito anos, que está internada no Hospital Regional (HR) de Campo Grande com tumor no osso do fêmur, próximo ao joelho, precisa urgentemente amputar a perna. Entretanto, a família tenta impedir a cirurgia, solicitando a vinda de um pajé da aldeia para abençoá-la, na tentativa de não mais precisar da cirurgia.

A criança, que já passou por internações em Dourados, está no HR desde o dia 25 de junho, no Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil (CETOHI).

Ela aguarda a vinda do “benzedor”, já que a família, da etnia Guarani-Nhandeva, não quer autorizar a cirurgia de amputação.

Ao saber da situação da criança, a mãe concordou com o procedimento cirúrgico e assinou um termo do hospital. Mas ao voltar para a aldeia Porto Lindo, em Japorã (MS), familiares decidiram que ela deveria receber uma “benção” do pajé, uma espécie de prática religiosa e espiritual, na qual ela poderia ser curada e até evitar a amputação da perna.

O avô da menina veio até a Capital e tentou convencer o médico de não fazer a cirurgia e desconsiderar o termo assinado pela mãe.

O médico oncologista que cuida da menina, Marcelo Souza, informou em entrevista ao MS Record.com.br, que desde que a mãe assinou o termo, ela não mais voltou ao HR.

“Temos um documento assinado no qual ela autorizou a cirurgia. Espero que até o final desta semana, a menina possa dar continuidade ao tratamento”, afirmou o médico.

O oncologista está preocupado com o estado da menina, que segundo ele, está com o joelho tomado pelo tumor.

O tratamento seria à base de quimioterapias, antibióticos, morfina (para aliviar as dores) e por fim, a cirurgia de amputação.

O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MS), Nelson Olazar, informou ao MS Record.com.br, que já disponibilizou veículos para buscar o cacique, mas que até o momento, a vinda não deu certo.

“Autorizei uma viatura no sábado, uma ontem e uma hoje de manhã. Entretanto, não deu certo, pois o cacique da aldeia vai consultar o rezador (pajé) de uma outra aldeia lá em Eldorado, então temos que aguardar”, explicou Olazar.

Ele afirma que o cacique tem papel de autoridade, mas não é responsável pelas orações. Quem irá fazer as “rezas” é outro pajé, da Aldeia Cerrito, do município de Eldorado (MS).

“Acredito que eles vêm para Campo Grande ainda hoje à noite, se tudo der certo. Talvez amanhã cedo, eles estejam no hospital com a menina”, diz Olazar.

O chefe do DSEI também informou que o avô da criança é o único famliar que está acompanhando diariamente a menina. Ele está na Casa de Saúde Indígena na Capital. Há a intenção, segundo ele, de trazer os pais da criança ainda essa semana.

MS Record/Portal MS/DF

menina indígena, Hospital Regional, tumor, fêmur, amputar perna, benzedor

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens