Domingo 08/06/2025 16:15

Hotéis farão registro de hóspedes online

Brasil - Turismo - Políticas Públicas do Turismo

Imagem: sxc.hu

Com o intuito de facilitar a vida dos turistas no Brasil e, também, produzir dados que ajudem na elaboração de políticas públicas mais eficientes para o setor de turismo, o governo federal vai regulamentar, em agosto, o lançamento em tempo real, por intermédio da internet, do registro de entrada de hóspedes (check-in) nos hotéis brasileiros.

A informação foi dada na terça-feira (5) pelo chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Bento Afonso dos Santos, no 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que ocorre em Brasília.

Santos explicou que a portaria que será publicada pelo governo está no âmbito do novo Sistema Brasileiro de Hospedagem (nome provisório), que está sendo criado. “A portaria regulamentará o uso da Ficha Nacional de Registro de Hospedes, que já foi instituída por decreto”, explicou Santos.

“Com esse novo sistema, substituiremos a ficha que preenchemos na chegada ao hotel. Feito on-line, esse procedimento nos dará uma visão exata de quantos turistas visitam o país e para onde eles vão”, disse Santos ao enumerar algumas medidas planejadas pelo governo para a Copa de 2014.

Recentemente, foi instituído o Sistema Brasileiro de Classificação de Hospedagem, selo que classifica por meio estrelas, a qualidade dos hotéis e resorts brasileiros.

A lista dessas hospedagens já está disponível na página do ministério na internet.

Santos explicou que a Lei Geral do Turismo, criada em 2008, foi regulamentada em dezembro do ano passado. “Agora, as portarias que estamos publicando estão, paliativamente, regulamentando o decreto que desdobra a Lei Geral.”

A nova portaria permitirá três alternativas de uso da Ficha Nacional de Registro de Hospedes. “Forneceremos gratuitamente [aos hotéis] um site para fazer os registros. Para as grandes cadeias, que já contam com sistema próprio, bastará se adequar à nova ficha. E para as localidades mais remotas e sem internet, bastará nos enviar uma cópia da ficha pelos Correios”, disse.

O chefe de gabinete do ministro Pedro Novais disse, ainda, que a pasta ficará encarregada da sinalização de alguns pontos turísticos, próximos aos locais onde os eventos esportivos ocorrerão, com informações sobre cidades próximas que podem ser visitadas.

A intenção é despertar o interesse dos visitantes em conhecer outras localidades, além das cidades que receberão os jogos de futebol. “Dessa forma, pretendemos melhorar a movimentação turística no país”.

Também é atribuição do ministério treinar parte da mão de obra que estará em contato com os turistas. “Até o momento, já foram capacitadas 80 mil pessoas para trabalhar na recepção de aeroportos e hotéis e como taxistas e camareiros”, disse Santos. Segundo ele, entre os cursos oferecidos estão os de inglês e espanhol.

Agência Brasil/DF

turistas, informações, políticas públicas, turismo, checkin, hóspedes brasileiros

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens