Terça-Feira 02/09/2025 13:49

Governo prorroga suspensão das aulas presenciais na REE até 31 de julho

Brasil - Educação - Aulas Presenciais

Foto: Arquivo Subcom

 

Unidades escolares da Rede Estadual seguirão abertas para atendimento e distribuição das atividades impressas aos estudantes sem conectividade.

Campo Grande (MS) – As aulas remotas na Rede Estadual de Ensino serão prorrogadas até o final do mês de julho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25.6) pelo governador Reinaldo Azambuja durante a live de número 100, que fez uma retrospectiva das medidas adotadas pela gestão estadual para conter a pandemia do novo coronavírus, entre elas a suspensão das aulas presenciais. 

“Decidimos prorrogar as aulas remotas na rede estadual e recomendar as redes privadas. Com o aumento exponencial que nós tivemos nessas últimas semanas não possível retomar as aulas presenciais”, declarou o governador, afirmando que as secretarias de Saúde e Educação, já estudam protocolos para serem implementados após este período, inclusive com kits individuais com máscara e álcool para proteção de alunos e profissionais da educação em um possível retorno das aulas, com menos alunos em turnos alternados após o período.   

“Até o final de julho é muito prudente se mantivermos ainda sem as aulas presenciais, e manter essas aulas por vídeo, pelos meios de mídia digital, pela televisão que é um canal que nós contratamos para levar essas informações aos alunos e a todos vocês”, ponderou. 

A medida anunciada vale para 210 mil estudantes matriculados nas 345 unidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), que seguirão com atividades remotas até o encerramento do segundo bimestre, no dia 31 de julho. 

As escolas da Rede Estadual seguirão com o funcionamento em regime de escala e a manutenção de atividades essenciais, como a distribuição dos materiais impressos para os estudantes que não possuem conectividade e atendimento à comunidade escolar – com data e horários previamente agendados.

O decreto que oficializa a prorrogação na REE e recomenda a medida às redes municipais e particulares, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, dia 26 de junho.

Aulas remotas

Iniciadas no dia 23 de março, as Aulas Remotas foram iniciadas com o apoio de diversos canais para distribuição de conteúdo, como aplicativos e sites criados pelas escolas da REE. Como apoio, a Secretaria de Estado de Educação (SED) ampliou o uso da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial.

Para ampliar o atendimento, no dia 22 de abril foi lançada a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas.

Outra novidade foi o início da transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, no dia 25 de maio. Desde então, os estudantes passaram a contar com o suporte das atividades televisionadas, também disponíveis pela internet, diretamente pelo site da Secretaria.

Novidade mais recente, a parceria com a Microsoft também se tornou uma realidade a partir da última segunda-feira, dia 22 de junho, com a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.

Atendimento

Em levantamento recente, realizado pela SED, foi constatado que 91% dos estudantes matriculados na REE são atendidos virtualmente, seja de forma integral (somente pela internet) ou de forma parcial (com apoio de material impresso). Além disso, 7% – que não possuem conectividade – foram atendidos apenas com materiais impressos, fornecidos pelas escolas. Por fim, 2% não foram atendidos.

Formação

No dia 10 de junho, a SED também lançou uma importante novidade para os profissionais da educação de todo o Estado: a plataforma Vivescer. Voltada para a formação continuada, ela é composta de cursos certificados que, como parte do trabalho voltado para o Regime de Colaboração, ficam à disposição dos docentes de todas as Redes de MS.

A iniciativa foi idealizada em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e objetiva o suporte aos docentes que estão em casa para conter o contágio do novo coronavírus. De modo geral, o curso se trata de um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte rica e sempre disponível.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens