Sexta-Feira 01/07/2022 22:07

Em ano de quarentena, golpes pelo telefone e computador crescem 5 vezes em MS

Estado - Tecnologia - Golpes

Foto: Google Imagens

Em tempos de quarentena, o uso das redes sociais se intensificou e, na esteira, ampliou o campo de ação de criminosos. Em Mato Grosso do Sul, o número de registros policiais de vítimas de golpes pelo celular, mensagens ou computador já aumento cerca de cinco vezes este ano.

“A tendência é aumentar ainda mais”, alertou o delegado Mikaill Faria, delegado do 1º DP (Distrito Policial), dizendo que a nova vertente dos golpes são os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600.

Segundo reportagem do UOL, o Dfndr Lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe calcula que o golpe que promete auxílio emergencial já atingiu mais de 7 milhões de pessoas no Brasil, de março até 4 de abril.

Pessoas que tiveram problema no cadastramento recebem informativos que seriam da CEF (Caixa Econômica Federal), em que são pedidos dados cadastrais para acessar link ou de redirecionamento para página de cadastro. “As pessoas acabam disseminando isso no grupo de amigos ou da família”.

Segundo o delegado, as vítimas acabam tendo o WhatsApp bloqueado. O golpista assume comunicação e dispara mensagens para os contatos, pedindo dinheiro repassando número da conta. Além disso, também acabam dados como CPF, RG e dados bancários usados em outros golpes.

Delegado diz que tendência é aumentar registros (Foto: Henrique Kawaminami)
Esses golpes são regularmente registrados como invasão de dispositivo informático. O objeto material do crime é capturar dados e/ou bloquear a vítima, passando a controlar o sistema. Este dispositivo pode ser computador, notebook, tablet, Ipad e telefones celulares.

Somente este ano, segundo dados da Polícia Civil de MS, já foram 288 boletins de ocorrência com essa tipificação, quase cinco vezes a mais do que em igual período do ao passado, em que foram 55.

Hoje, uma professora de 28 anos, engrossou essa estatística, depois de ter recebido mensagem enviada pela mãe de um aluno, contato que fazia parte de grupo criado para repassar tarefa.

A mensagem de ajuda chegou de forma privada e a professora disse que não entendeu o conteúdo. Em seguida, recebeu link, tentou acessar o contato e foi bloqueada. Logo depois, tio dela ligou, perguntando se estava tudo bem, pois estranhou mensagem da sobrinha, querendo saber se o aplicativo do banco estava funcionando.

A professora não conseguiu acessar mais o WhatsApp e soube que a cunhada recebeu mensagem, atribuída a ela, pedindo transferência de R$ 980, a ser depositada em conta da Caixa. Quando a cunhada percebeu que era um golpe, mandou mensagem de “a casa caiu” e passou a receber foto das partes íntimas de alguém, bloqueando o contato.

Ofertas – o delegado alertou ainda para os outros golpes já conhecidos e que ainda estão em franca expansão, relacionados a sites de compra com “ofertas milagrosas”: produtos com 70%, 80% de desconto, livre de fretes e com pagamento apenas em boleto bancário. Nessa modalidade, segundo Faria, o extorno pode demorar mais que no cartão, facilitando a ação dos criminosos.

A polícia tenta rastrear os criminosos, muitos, de presidiários com acesso à Internet. O delegado explica que há quadrilhas especializadas, que enviam links semelhantes aos oficiais e utilizam de linguagem mais formal, dificultando a identificação do golpe.

O delegado orienta que, na dúvida, não acesse links com ofertas mirabolantes ou de informativos bancários que peçam que a pessoa cadastre dados pessoais, mesmo que enviado por amigos ou familiares. Segundo ele, é mais seguro ligar para a pessoa e confirmar se foi ela mesma que enviou a mensagem.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens