Segunda-Feira 27/10/2025 13:17

Sergio Nogueira defende maior flexibilização na reabertura de templos religiosos

Ação Legislativa - Templos Religiosos

Foto: Thiago Morais

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) vem defendendo nas últimas semanas a flexibilização para reabertura de templos religiosos na cidade de Dourados. O parlamentar, inclusive, é um dos autores do projeto de lei que define as atividades religiosas como essenciais no município, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas graves ou catástrofes naturais.

Na manhã desta terça-feira, 05, o Decreto 2575, publicado na edição do Diário Oficial do Município, altera redação do artigo 2523, de 14 de abril deste ano, e permite a flexibilização das atividades no comércio e em segmentos particulares, como templos religiosos, que poderão retomar os encontros a partir de agora. Contudo, conforme Sergio Nogueira, não contempla o que a maioria das autoridades eclesiásticas pedem, que é estipular o número de pessoas por percentual de ocupação do espaço físico e não como está no Decreto, de que “as reuniões devem obedecer ao limite máximo de 30% da capacidade normal de cada local, obedecendo o espaço mínimo de 10 (dez) m² (metros quadrados) por pessoa e não ultrapassando 50 (cinquenta) pessoas dentro do recinto durante a mesma reunião”.

Para Sergio Nogueira, “é um absurdo, a incoerência na redação do decreto é enorme, pois entra em questões de foro íntimo das comunidades religiosas como disciplinar a realização da eucaristia para os católicos ou ceia para os evangélicos. Outra coisa, fala em percentual, depois em obediência à m2 por pessoa e finalmente erra em dizer que, em um espaço que caiba 500 ou 1.000 pessoas, só podem participar 50 devido a possibilidade de aglomerações”. O que, segundo o parlamentar, isso não é visto em nenhum outro decreto da administração municipal.

“Ficamos felizes com a aprovação do projeto de lei que define as atividades religiosas como essenciais e com o decreto da administração municipal autorizando as atividades religiosas reiniciar suas atividades com algumas medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 (Coronavírus). Contudo, não tem sentido fazer a mesma regra para locais com espaços e dimensões diferentes. É preciso estipular o número de pessoas de maneira percentual, obedecendo sim, as regras de distanciamento social”, discordou o vereador.

Outro questionamento de Sergio Nogueira é com relação à exigência aferição de temperatura corporal na entrada do templo ou salão, mediante utilização de termômetro infravermelho, a qual refere-se o inciso IV. “Não entendo o motivo de exigir o termômetro infravermelho quando que em nenhum outro lugar foi exigido em Dourados. Queremos saber a real intenção dessas colocações do Poder Executivo e quais interesses nisso?”, indagou.

O bispo da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra, de Dourados, Marcos Antonio Camargo Vitor, em conversa com o vereador, questionou as decisões do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus da prefeitura. “O vereador Sergio Nogueira está credenciado para falar, mas muitas pessoas não estão ouvindo os pastores, estão distantes da nossa realidade. Os pastores sabem da preocupação e do cuidado com a vida, nós fomos formados para cuidar de pessoas e cuidar de vidas, então de maneira nenhuma vamos permitir que nossos membros quebrem essas medidas protetivas. Todos cumprem as normas do Ministério da Saúde, usando máscara, fazendo a higienização das mãos, e não como está pensando o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus da prefeitura, que estão fora da realidade que vivemos como igreja. Nosso segmento é muito forte e precisa de representantes no Comitê”, assegurou.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens