LabSenai Cerâmica aumenta atendimentos em 20% no 1º semestre
Negócios - Setor Cerâmico de MS
Imagem: maracajuspeed.com.br
O LabSenai Cerâmica obteve crescimento de 20% no número de serviços técnicos e tecnológicos prestados às indústrias cerâmicas de Mato Grosso do Sul e de outros Estados no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, saltando de 942 para 1.130.
Além disso, a expectativa é de que até o fim deste ano a quantidade de serviços prestados para as empresas do segmento cerâmico supere a meta de 1.473 em pelo menos 35%, atingindo a marca de 1.988 atendimentos, o que representará elevação de 12% a mais que os 1.771 registrado em todo o ano passado.
Segundo o gerente do CetecSenai Rio Verde, Valter Costa de Almeida, o crescimento é consequência da constante demanda das indústrias do setor cerâmico localizadas na região norte do Estado e também de outros Estados. “As empresas estão procurando cada vez mais obter o melhor produto e dessa forma buscam o Senai, que os atende da melhor forma possível, proporcionando conhecimento e técnicas para no final eles possam obter um produto de melhor qualidade”, afirmou.
Infraestrutura
Ele lembra que, com o Centro de Apoio Técnico e Tecnológico para Atividade Artesanal e Design em Cerâmica do Cetec Senai Rio Verde, é possível desenvolver todos os trabalhos de uma indústria, desde a preparação da argila até o processo de queima e secagem. “Os artesãos também podem, além da orientação técnica, utilizar a estrutura do complexo para a produção das peças”, disse, lembrando que antes as empresas precisavam enviar os seus produtos para outros Estados, como São Paulo, para fazer as análises.
“Todo esse processo demandava mais tempo, mais recursos para as empresas, que agora podem contar com a garantia da confiabilidade de resposta do resultado dos ensaios feitos pelo LabSenai Cerâmica”, declarou Valter Costa, reforçando que, além do LabSenai Cerâmica, também integram a infraestrutura do Centro Técnico e Tecnológico os laboratórios de matéria-prima, de ensaios químicos e de ensaios de produtos e uma unidade móvel para buscar amostras nas empresas e também nas minas de argila para fazer as análises necessárias. “Com toda essa estrutura, o CetecSenai Rio Verde oferece todo o apoio ao APL (Arranjo Produtivo Local) Terra Cozida, incluindo a qualificação da mão de obra para atender o segmento”, pontuou.
Serviços
Até o primeiro semestre deste ano, o CetecSenai de Rio Verde atendeu 11 indústrias do setor cerâmico de Mato Grosso do Sul e Rondônia em demandas variadas, como serviços laboratoriais para certificação dos produtos, técnicas de ensaio laboratoriais competentes a NBR 15310, eficiência energética, assessoria e consultoria do processo de produção.
Do total das empresas atendidas nos dois Estados, nove são de Mato Grosso do Sul - Cerâmica Cotto Figueira, Cerâmica NHF, Cerâmica Fenix, Cerâmica Tijopiso, Mineradora Rio Verde, Cerâmica Guerra, Cerâmica MS, Eco Telhas Pantanal e Fábrica do Chapéu – e duas de Rondônia, sendo que o Senai de Mato Grosso também solicitou serviços laboratoriais na área de ensaios em matéria-prima.
Na avaliação do coordenador do LabSenai Cerâmica, Lucas Dias Gouveia, a procura pelos serviços oferecidos atesta a competência do trabalho realizado pelo CetecSenai Rio Verde. “Os números demonstram o resultado do investimento na capacitação dos técnicos e na estruturação da equipe”, disse, destacando que o laboratório é o único do Estado acreditado pelo Inmetro para analisar blocos cerâmicos e ter o certificados do CBB (Centro Cerâmico do Brasil) para atestar a qualidade das telhas produzidas no Estado e na Região Centro-Oeste.
Beneficiados
O empresário Delclides Gomes da Silva, proprietário da Cotto Figueira, informa que desde a abertura de sua empresa ele recorre aos serviços e treinamentos da CetecSenai. “Os treinamentos foram fundamentais para o sucesso do meu negócio. Os avanços na qualidade dos produtos e a estrutura que a entidade possui são a base do setor no Estado”, frisou, destacando que o mercado da construção civil está aquecido e, com isso, as empresas estão sentindo necessidade de estruturar melhor sua empresa e obter qualidade na mão de obra e no seu produto.
A Cotto Figueira está localizada no município de Rio Verde e possui a expectativa de crescimento de 10 a 15% ao ano, produzindo mensalmente 1 milhão de tijolos e 8 mil metros de piso. Para o presidente do Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Natel Henrique Farias de Moraes, que também é presidente do APL Terra Cozida, o LabSenai Cerâmica é o que garante o desenvolvimento de qualidade dos produtos e profissionais da região norte.
“Antigamente, quando o setor ainda estava se desenvolvendo no Estado, nosso desafio era unir a qualidade e a produção. Hoje, conseguimos aliar esses dois itens com êxito”, afirmou Natel de Moraes, destacando que o empresariado sul-mato-grossense está cada vez mais unido, o que facilita o entendimento das demandas e identificação dos problemas do segmento industrial.
Serviço — Mais informações sobre os serviços do LabSenai Cerâmica podem ser obtidas pelo telefone (67) 3292-1747/3292-2605
MS Notícias/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,432 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,768 |
Yuan | 0,759 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito