Fiscalização aponta déficit de 478 profissionais no Hospital Regional
Estado - Saúde - Enfermagem

Entrada do Hospital Regional de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Fiscalização realizada nesta manhã (02) pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de MS) e MP-MS (Ministério Público Estadual) apontou um déficit 478 profissionais da área de enfermagem no Hospital Regional de Campo Grande. A averiguação ocorreu em oito andares da unidade de saúde, após denúncia que chegou às instituições.
Segundo o presidente do Coren-MS, Sebastião Henrique Duarte, o número de profissionais da área de enfermagem está abaixo da demanda, por isso poderia até reduzir leitos para adequar a situação. “O déficit está em 261 enfermeiros e 197 técnicos (enfermagem), o que deixa áreas sobrecarregadas, como pronto atendimento, centro cirúrgico, maternidade e centro obstétrico”.
Ele adiantou que o hospital precisaria contratar de forma emergencial 50 enfermeiros. “O que foi nos passado é que em março vão assumir 20 (enfermeiros), que foram aprovados em concurso, e que o resultado sairá no dia 11”, adiantou. Também foi informado durante a inspeção que a unidade não pode contratar novos funcionários.
O resultado da fiscalização, assim como as devidas providências, vão ser discutidas em reunião entre o Conselho (Enfermagem) e Ministério Público, nesta tarde. Também foi feita uma denúncia a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS) em relação a jornada de trabalho destes profissionais.
Segundo Duarte, existe uma superlotação na área verde com 15 pacientes, quando o espaço só poderia atender 8. A direção e setor de enfermagem estão em reunião para tratar do assunto e segundo a assessoria do Hospital (Regional), a unidade deve se posicionar no período da tarde sobre a fiscalização.
Campo Grande News/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
Café da Manhã da FAEMS
Cidade:Campo Grande
Data:19/09/2011
Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande





