Foto: Dourados Agora
Você se lembra quais foram as técnicas e métodos usados por seus professores ao lhe ensinarem uma outra língua? Memorização, repetição, gramática-tradução, jogos, conversação. O objetivo era o mesmo - ensinar inglês, espanhol, italiano e outras línguas - mas e os resultados? Esse foi o tema desenvolvido ontem (16) na UEMS, em workshop ministrado pela profa. Ruth Rapaport, que enfocou o ensino da língua inglesa. Durante quatro horas interagindo, ora em inglês, ora em português, a professora conquistou a atenção dos acadêmicos e docentes de Letras, habilitação Português-Inglês, e falou sobre um movimento chamado Era Pós-Método.
Segundo ela, este movimento vai contra a rigidez metodológica no ensino das línguas, que era utilizada por docentes na busca por ensinar: “Eu aprendi assim, eles também vão aprender”, exemplificou a professora. O problema está no fato de que os alunos não são todos iguais e não aprendem da mesma maneira. Devido a isso, ela destaca que o pós-método incentiva o ecletismo de métodos e técnicas de ensino, para ver qual se adapta às necessidades dos diversos alunos. “Quando se fala em aprendizagem é preciso falar no respeito à individualidade”, ressaltou a professora.
A professora do curso de Letras da UEMS, Otília Aparecida Tupã Schoenherr, participou do workshop e falou sobre a contribuição do tema para o aprendizado dos acadêmicos. “A era pós-método não significa que o método não é importante, pelo contrário. Quanto mais o aluno estudar e conhecer os diferentes métodos, mais apto ele estará para se adequar às diversas situações e públicos. Não se devem seguir receitas”, conclui a professora.
Dourados Agora
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












