Sábado 15/11/2025 13:58

No dia do santo que junta pessoas, histórias revelam que casar continua na moda

Geral - Campo Grande

Foto: Div

Depois de namoro às escondidas, fuga, três filhos e duradouros 32 anos de união, Vilma Coelho Penze Menezes, de 48 anos, se viu diante de um padre, prestes a dizer sim.

O casamento na igreja foi celebrado no último dia 25 de maio. No tradicional Mês das Noivas, a benção religiosa coroou o amor entre Vilma e Francisco de Assis Menezes, de 57 anos.

Marcada por percalços e superação, a história do casal começou em 1978. “Tinha 13 anos quando conheci meu marido. Mas me achava muito nova para namorar. Mas um ano depois, em 1978, começamos a namorar”, recorda Vilma.

Rotulado de “homem do mundo”, Francisco logo ganhou a desaprovação do pai da garota. “Meu pai era do tipo antigo, e achava meu namorado moderno”. Mas a proibição não significou rompimento. O namoro escondido passou a ser em ritmo de aventura.

Foram dois anos correndo para fugir de flagrantes e tentando ludibriar os parentes. “Minha mãe vinha atrás e eu saía correndo, pulava muro”, conta Vilma, rindo das traquinagens do primeiro amor.

Mas nem tudo era diversão. “Meu pai juntou uns parentes e deu uma surra em mim e no meu namorado. Fiquei mais de uma semana com dores”, relata. Diante da rigidez da família, veio a decisão de fugir. “Era dia 29 de maio de 1979. A gente tinha terminado, mas ele me chamou de volta e propôs a fuga”.

Vilma conta que foi até sua casa, pegou algumas roupas e saiu pela porta da cozinha. No afobamento, deixou o registro de nascimento cair na soleira da porta. A fuga do casal, que morava em Bandeirantes, começou a pé.

“Lembro como se fosse hoje. Passamos num posto e perguntamos a hora. Eram 9h20 da noite”, relata. O casal conseguiu carona. Francisco foi até a firma onde trabalhava, perto de Rio Verde, para pegar dinheiro.

Nervoso, repetia aos conhecidos que havia “roubado” uma mulher. A primeira noite foi num hotel de beira de estrada. O casal foi para Rio Verde, morou em Campinas e está de volta a Bandeirantes. Vilma fugiu aos 16 anos, mas só conseguiu casar no civil aos 21 anos, pois o pai se negava a dar a autorização para o casamento.

Neste ano, o casal precisava se casar na igreja para batizar um sobrinho e Francisco fez surpresa. “Faltando três dias, ele disse que a gente ia casar. Achei que o padre ia chamar gente no canto e dar a benção. Mas foi um casamento normal”.

Conforme dados do IBGE, datados de 2009, dizer “sim” foi a opção de 13.488 casais de Mato Grosso do Sul. Das uniões, 82,7% foram entre solteiros; 5,2% entre divorciada e solteiro e 8,4% entre divorciado e solteira. O menor número foi de celebração entre divorciado, que corresponde a 3,6%.

Tudo novo, de novo – Recomeçar uma vida a dois após passar por separação foi o caminho trilhado há cinco anos por Zilda Silva Barbosa, de 51 anos. Ela conheceu o atual marido, Manoel Francisco Gonçalves, de 54 anos, há duas décadas atrás.

“Éramos conhecidos e nos aproximamos depois que ambos separamos. A gente começou a se encontrar, tinha a carência minha e a dele. Passamos a nos gostar e resolvemos casar”, conta.

Para Zilda, a segunda união está sendo bem melhor. “É completamente diferente. A gente está mais maduro, mais preparado e lida melhor com os problemas”, enfatiza.

Ela lembra que o primeiro passo é o mais difícil, devido às experiências já vividas é preciso vencer a desconfiança diante de um novo relacionamento.

Príncipe – Neste feriado de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, centenas de pessoas foram à igreja em busca de uma das 360 alianças espalhadas em um bolo de nove metros e 750 quilos.

Na fila, a manicure Vanessa Pereira, de 27 anos, busca o príncipe encantado. “Vim em busca de um casório”. O alvo é um rapaz cheio de qualidade. “Ele é romântico, cuidadoso, cavalheiro e ainda cuida bem da mãe”.

Campo Grande News

romântico, cuidadoso, cavalheiro , Santo Antonio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens