Sábado 15/11/2025 15:37

Tecnologia e sustentabilidade são referências para a cadeia produtiva da carne

Agropecuária - Congresso Internacional da Carne

É em um cenário de abrupta transformação – no qual o desafio por força do prognóstico é quase inimaginável em termos do presente – que o Congresso Internacional da Carne, em Campo Grande-MS, coloca a cadeia produtiva da carne hoje.

Imagem: Divulgação

As estimativas de um crescimento demográfico para as próximas décadas impõem obstáculos à produção e exige de toda cadeia uma resposta que inclua a sustentabilidade em sua retórica.

Segundo o representante da International Meat Secretariat (IMS/Opic), Marcos Vinicius Platini, no futuro haverá uma forte alta no consumo de alimentos, o que acarretará em uma enorme pressão sobre o setor produtivo.

“Produtores brasileiros têm um grande obstáculo pela frente. O crescimento de alimentos e matérias agrícolas duplicará, ou mesmo, triplicará até 2050, assim como o consumo da carne”, ressaltou.

A preocupação em torno da relação demanda consumidora e produção esbarra no modelo de desenvolvimento que será adotado para suprir o mercado em grande crescimento populacional.

Para os especialistas, o caminho está no aprimoramento tecnológico e na defesa da sustentabilidade.

Conforme o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, o germe dessa mudança já está instalado, em grande parte, por uma nova mentalidade do consumidor que exige cada vez mais a qualidade no produto e uma maior conformidade desse ao desenvolvimento sustentável e por meio da pesquisa agregada à inovação tecnológica.

Nesse ponto, Riedel enfatizou que o principal parceiro desse processo é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A Embrapa traz a luz da ciência para a cadeia produtiva”, concluiu.

Quem reforçou também o caminho da ciência no papel de transformação da agropecuária foi o governador do estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Para ele a incerteza e o extremismo devem ser substituídos pelo cientificismo, matéria que a Embrapa conhece bem.

Tecnologia

A Embrapa, hoje, segundo Pedro Antonio Arraes, diretor-presidente da Empresa, em palestra durante a abertura do Congresso Internacional da Carne, mantém fortes linhas de pesquisa na área de sustentabilidade, a ressaltar, a pesquisa de forrageiras tropicais, o campo do melhoramento genético e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que só no país possui 192 pontos de desenvolvimento científico.

Na visão de Arraes a tendência das cadeias produtivas da agropecuária é a sustentabilidade. “A pecuária não é grande vilã que a sociedade imagina”, afirmou. Segundo ele, a pesquisa e a tecnologia são instrumentos cruciais na transformação desse setor. “Se olharmos para a produção, a área de pastagem não cresceu, mais a produtividade aumentou. A tecnologia na pecuária influencia fortemente isso”, frisou.

Para o diretor-presidente com o atual nível tecnológico do Brasil não há motivos para se conservar a velha ideia de oposição entre desenvolvimento e meio ambiente. Argumenta Arraes que a convergência entre tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade é a grande força motriz que está por trás do crescimento brasileiro. Ou seja, a diminuição dos impactos ambientais na pecuária começa por um compromisso sério com a ciência, a principal aliada desse novo modelo desenvolvimento sustentável, defendido por todos da cadeia produtiva.

Arraes mencionou alguns trabalhos da Empresa para este segmento e que alguns deles estavam reunidos no estande da instituição. Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Agrobiologia e Embrapa Instrumentação Agropecuária foram os Centros de Pesquisa presentes no Congresso, com a participação de pesquisadores, técnicos, palestrantes e material técnico.

Parcerias

Durante o Congresso, a Embrapa assinou um Protocolo de Intenções com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), administração regional da Bahia. As duas instituições pretendem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de pesquisa na pecuária e na agricultura. O Protocolo manifestou a intenção dessas empresas em juntar esforços no sentido de cooperar para desenvolver, adaptar e transferir tecnologias que contribuam para uma pecuária competitiva e sustentável.

A princípio será criado um comitê de implementação com representantes das duas entidades para estabelecer os instrumentos e as atividades e/ou planos de trabalho a serem desenvolvidos e avaliar a execução dos mesmos.

O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. O evento tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS, do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Convention Visitors Bureau e Embrapa.

Agorams.com.br/DF

cenário, abrupta transformação, desafio, prognóstico, inimaginável, cadeia produtiva

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens