Sábado 25/10/2025 23:42

Câmara de Dourados quer direito de Agentes de Saúde reconhecido

Ação Legislativa - Tribuna Livre

Agente Verônica Viexinski durante o uso da tribuna na sessão desta segunda-feira, 30 (Foto: Thiago Morais)

*A categoria pede a mudança para o regime estatutário a 138 servidores *

Os Agentes Comunitários de Saúde usaram a Tribuna Livre desta segunda-feira (30) na Câmara de Dourados para pedir o regime estatutário a 138 servidores. São trabalhadores e trabalhadoras que a maioria já está há 18 anos neste trabalho e passam por dificuldades neste momento. Pela manhã, durante a pré-pauta com os vereadores, o advogado Aquiles Paulus, por meio do Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias (Sindracse), também abordou o tema.

A reivindicação é pelo o cumprimento da Emenda Constitucional 51, com todas as atribuições, como a inserção no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) e a garantia à aposentadoria. Os profissionais falaram sobre a proposta do vereador Elias Ishy (PT), que é presidente da Comissão Permanente de Saúde, da Câmara mediar um acordo juntamente com a prefeitura e o Ministério Pública Estadual (MPE), acatada pela maioria dos vereadores.

Para o presidente da Casa, Alan Guedes (DEM), basta ter vontade política e coragem para atender a categoria. Ele afirmou que os agentes podem contar com o apoio da Câmara para ter o direito reconhecido. "Nosso objetivo é também ser valorizado. Temos uma emenda constitucional que nos garante os mesmos direitos dos demais 160 agentes, só garante, nunca foi aplicada. Clamamos que os vereadores conscientizem os demais poderes, por justiça, pois cumprimos nossos deveres e nada mais justo do que exigirmos nos direitos", relata a agente Verônica Viexinski.

Segundo ela, o número total de agentes nesta situação era de 181, desde 1994. "Hoje restam esses 138 apenas, uns desistiram, outros foram em busca de outras oportunidades, alguns adoeceram e alguns se foram para sempre. Restou este grupo de guerreiros que continuam lutando bravamente junto com a diretoria e com o apoio dos demais. Sempre faltava algo, 12 anos se passaram e ainda lutamos para sermos reconhecidos e enquadrados como servidores efetivos", afirma.

Ainda de acordo com ela, os agentes contribuíram com o PREVID, mas não tem direito ao benefício de aposentadoria ou pensão por morte. "Respondemos sindicância, somos penalizados, recebemos advertências, tudo conforme o estatuto do servidor efetivo, mas quando a palavra é direito, a resposta é clara, sem uma definição de qual quadro fazemos parte", explica.

Ishy disse que a Câmara deve enviar um documento em nome de todos os vereadores a prefeitura e ao MP para conhecimento dos atos e a partir da próxima semana deve ser realizada a agenda com a presença dos interessados.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens