Domingo 26/10/2025 04:41

Coordenador do Setembro Amarelo apresenta dados da violência no Brasil durante sessão

Ação Legislativa - Campanha do Setembro Amarelo em prol da Vida

Tema na tribuna livre da sessão desta segunda debateu a Campanha Setembro Amarelo (Foto: Assessoria)

Números apontam aumento dos índices de violência no país; em 2017 foram 65.502 homicídios

A Câmara de Dourados recebeu na sessão desta segunda-feira, 24, o acadêmico do curso de Psicologia da Unigran, Sandro Toledo, que falou sobre o Projeto ‘Campanha do Setembro Amarelo em prol da Vida’. O movimento começou no ano de 2015 em Dourados e tem como objetivo promover ações e debater a prevenção ao suicídio.

Durante o uso da tribuna livre, Toledo apresentou dados do Atlas da Violência de 2019 que mostram 65.502 homicídios só em 2017 no país, uma taxa de 31,69 a cada 100 mil habitantes, o maior número da história. "Tivemos um aumento de 20% na taxa nacional de feminicídio, Mato Grosso do Sul se encontra no mesmo patamar; foram 43 mortes de pessoas negras para cada 100 mil habitantes; 1.720 denúncias de violência contra a comunidade LGBT em 2017; na taxa de violência contra pessoa idosa em MS, os dados apontam 545 denúncias, sendo que, para cada denúncia, oito não são registradas; só em 2018, foram 80 policiais que cometeram suicídio no Brasil, uma média de 16 mil policiais afastados, cerca de 43 por dia. Em 2017, foram 35.783 jovens assassinados no país", explanou.

O coordenador da Campanha acredita que a violência se deve à pressão em que a sociedade está vivenciando, por conta de julgamentos, e, principalmente, pela falta de diálogo no núcleo familiar. "Hoje estamos vivendo em um mundo de simplesmente descartar as pessoas, bloqueá-las nas mídias sociais. Quantos lutam por uma amizade? Em cinco anos que eu pesquiso sobre suicídio, todos me perguntam: por que as pessoas se suicidam? Por que tem tanta violência em nossa cidade, estado e país? Quem não morre diante a essas violências, morre por conta do suicídio. Está na hora de rever o que estamos fazendo em nossa sociedade, se não, os números não vão abaixar e as pessoas vão se suicidar. Cada um precisa mudar dentro de sua casa para ter uma mudança macro", enfatizou Sandro Toledo.

O vereador Sergio Nogueira (PSDB), autor da Lei nº 4.018 de 18 de julho de 2016, que instituiu a Campanha e criou o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio no município, utilizou a tribuna para solicitar à administração municipal ações o cumprimento da Lei. "A nossa sociedade está enferma, as pessoas têm as suas dores e lutas. O suicídio não escolhe idade, se são negros, brancos, ricos ou pobres. Então, nós não podemos, como Câmara Municipal, esperar somente do Poder Executivo, vamos nós fazer este enfrentamento", ressaltou.

A Casa de Leis também recebeu o presidente das Cáritas Diocesana de Dourados, Edraudino Pereira Lucio, que abordou sobre ‘Um dia de conscientização no Trânsito’, movimento que busca por melhorias estruturais e na educação do trânsito na rua Coronel Ponciano. "Só com a mobilização do povo há transformação social", destacou.

Ordem do Dia A Câmara de Dourados aprovou, durante sessão ordinária, nove projetos de Lei. Dentre eles, de autoria dos vereadores infra-assinados, está o Projeto de Lei nº 143/2019, que institui o Mês de Valorização da Mulher Douradense, comemorado anualmente no mês de março.

Em 2ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 199/2019, do vereador Olavo Sul (Patriota), que dispõe sobre utilização de cerol ou outro tipo de material nas linhas de pipa, alterando dispositivos da Lei nº 4.140/2017.

Do vereador Mauricio Lemes (PSB), foram aprovados os projetos de Lei nº 153, 161, 150, 183 e 178/2019, que denominam, respectivamente, como "Rua André Ramos Diniz", "Rua José Colete" e "Rua Elaine Cristina Musculini" as ruas Projetada F RP, Projetada N RP e Projetada C RP, do Residencial Parizotto; como "Marginal Maria Helena Macedo Marquez" a Marginal Leste, paralela da BR-163, entre o Trevo da Bandeira e a Embrapa; e como "Marginal Buale Mustafa Rateib" a Avenida Marginal Leste paralela da Avenida Marcelino Pires, no Bairro Chácara Castelo I.

O Projeto de Lei nº 192/2019, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que declara de Utilidade pública municipal a Associação Cultural CASULO (Espaço de Cultura e Arte), foi aprovado por unanimidade dos presentes.

Ainda foi aprovado o Projeto de Lei nº 208/2019, de autoria do vereador Junior Rodrigues (PL), que denomina como "Rua Evanir Barros do Nascimento Mota" a Rua Projetada 26, localizada no limite dos loteamentos João Carneiro Alves I e II, no Bairro Setor 26.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens