Segunda-Feira 01/09/2025 09:50

MS é referência em atenção para servidores

Estado - Motivação - Ambiente de Trabalho

A iniciativa do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Administração, em realizar um trabalho diferenciado de atenção à saúde do servidor público dependente químico esteve entre os principais pontos de discussão no IV Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração, realizado em Brasília entre os dias 25 a 27.

Imagem: portalms.com.br

A experiência sul-mato-grossense foi apresentada dentro do painel “Melhorando processos e ambientes de trabalho”. De autoria da coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SAD, Maria Madalena Xavier de Almeida, o projeto “Saúde do servidor: atenção psicossocial aos servidores públicos do estado de Mato Grosso do Sul com foco na dependência química” foi colocado em pauta para mais de mil congressistas de todo o País reunidos no salão master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O trabalho foi levado para o congresso pela equipe responsável pelo desenvolvimento da iniciativa no Estado, formada pela coordenadora Maria Madalena Xavier de Almeida; diretora-geral de Gestão de Recursos Humanos, Maria Lucélia Pereira Lima; assistente social Aeiza Catarina de Albuquerque Carvalho; psicóloga Eliane de Fátima Alcova Alcântara, gestora de RH e pela psicóloga Isabel Ferreira Guimarães.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento de RH, Maria Madalena Xavier, historicamente o Consad é um encontro voltado para questões geralmente administrativas. Desta forma o diferencial apresentado por Mato Grosso do Sul foi a humanização do trabalhador do serviço público.

“E o público é formado por gestores, por isso foi bastante relevante”, afirmou Madalena, lembrando que a proposta levada pelas representantes do Estado foi uma das que mais despertou interesse pelos participantes do congresso. Ela explica que o trabalho de humanização cria uma rede de proteção para o trabalhador que sofre com a dependência química desenvolvendo uma assistência que vai desde a família do servidor até a chefia.

De acordo com a psicóloga Aliane Alcova a ação busca a valorização da pessoa, visto que desta maneira o profissional se sente ainda mais importante em seu papel profissional. “Queremos assim identificar o potencial e o talento do servidor porque muitas vezes o sofrimento pode ter algo haver com a não expressão de sua criatividade e fica insatisfeito no trabalho”, avalia.

Madalena ressalta que o projeto buscou experiências captadas no dia-a-dia do serviço público onde a dependência química é um assunto tão complexo que necessita de ações específicas diferenciadas de outras questões de saúde.

Com a atenção psicossocial se busca alternativas de tratamento e acompanhamento para o servidor dependente químico para reintegra-lo na atividade laboral e também reduzir as ausências frequentes e aposentadorias precoces causadas pela patologia da dependência, proporcionando maior qualidade de vida para os assistidos.

Para a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi, a ação mostra a preocupação do governo do Estado em oferecer qualidade de vida para os servidores público para, desta forma, otimizar o atendimento oferecido por estes profissionais à população sul-mato-grossense.

Conforme a autora do projeto a proposta do Estado é que a implementação do projeto de atenção ao servidor seja descentralizado para que cada secretaria tenha meios de como atender o servidor dependente químico com a atenção psicossocial. “Para que todos os secretários abracem o tema e possa trabalhar com isso”, afirma a secretária.

A diretora-geral de Recursos Humanos da SAD, Maria Lucélia Lima, desde 2008 a secretaria já realiza fóruns sobre dependência química na busca de desmistificar o tema junto aos servidores e gestores.

Redação Correio do Estado/DF

atenção à saúde, servidor público, dependente químico, humanização, psicossocial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens