MS é referência em atenção para servidores
Estado - Motivação - Ambiente de Trabalho
A iniciativa do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Administração, em realizar um trabalho diferenciado de atenção à saúde do servidor público dependente químico esteve entre os principais pontos de discussão no IV Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração, realizado em Brasília entre os dias 25 a 27.
Imagem: portalms.com.br
A experiência sul-mato-grossense foi apresentada dentro do painel “Melhorando processos e ambientes de trabalho”. De autoria da coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SAD, Maria Madalena Xavier de Almeida, o projeto “Saúde do servidor: atenção psicossocial aos servidores públicos do estado de Mato Grosso do Sul com foco na dependência química” foi colocado em pauta para mais de mil congressistas de todo o País reunidos no salão master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O trabalho foi levado para o congresso pela equipe responsável pelo desenvolvimento da iniciativa no Estado, formada pela coordenadora Maria Madalena Xavier de Almeida; diretora-geral de Gestão de Recursos Humanos, Maria Lucélia Pereira Lima; assistente social Aeiza Catarina de Albuquerque Carvalho; psicóloga Eliane de Fátima Alcova Alcântara, gestora de RH e pela psicóloga Isabel Ferreira Guimarães.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento de RH, Maria Madalena Xavier, historicamente o Consad é um encontro voltado para questões geralmente administrativas. Desta forma o diferencial apresentado por Mato Grosso do Sul foi a humanização do trabalhador do serviço público.
“E o público é formado por gestores, por isso foi bastante relevante”, afirmou Madalena, lembrando que a proposta levada pelas representantes do Estado foi uma das que mais despertou interesse pelos participantes do congresso. Ela explica que o trabalho de humanização cria uma rede de proteção para o trabalhador que sofre com a dependência química desenvolvendo uma assistência que vai desde a família do servidor até a chefia.
De acordo com a psicóloga Aliane Alcova a ação busca a valorização da pessoa, visto que desta maneira o profissional se sente ainda mais importante em seu papel profissional. “Queremos assim identificar o potencial e o talento do servidor porque muitas vezes o sofrimento pode ter algo haver com a não expressão de sua criatividade e fica insatisfeito no trabalho”, avalia.
Madalena ressalta que o projeto buscou experiências captadas no dia-a-dia do serviço público onde a dependência química é um assunto tão complexo que necessita de ações específicas diferenciadas de outras questões de saúde.
Com a atenção psicossocial se busca alternativas de tratamento e acompanhamento para o servidor dependente químico para reintegra-lo na atividade laboral e também reduzir as ausências frequentes e aposentadorias precoces causadas pela patologia da dependência, proporcionando maior qualidade de vida para os assistidos.
Para a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi, a ação mostra a preocupação do governo do Estado em oferecer qualidade de vida para os servidores público para, desta forma, otimizar o atendimento oferecido por estes profissionais à população sul-mato-grossense.
Conforme a autora do projeto a proposta do Estado é que a implementação do projeto de atenção ao servidor seja descentralizado para que cada secretaria tenha meios de como atender o servidor dependente químico com a atenção psicossocial. “Para que todos os secretários abracem o tema e possa trabalhar com isso”, afirma a secretária.
A diretora-geral de Recursos Humanos da SAD, Maria Lucélia Lima, desde 2008 a secretaria já realiza fóruns sobre dependência química na busca de desmistificar o tema junto aos servidores e gestores.
Redação Correio do Estado/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,432 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,768 |
Yuan | 0,759 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito