Quarta-Feira 19/11/2025 22:54

Audiência Pública sobre Ferrovias em MS, atrai lideranças políticas e empresariais

Desenvolvimento - Transporte Ferroviário

Foto: Antonio Carlos Ferrari / MShoje.com

Em audiência pública realizada ontem (26) na Câmara de vereadores de Dourados, com participação da população, várias lideranças politicas e empresários da região da Grande Dourados, foram enfocados detalhes de como se dará a expansão das ferrovias no Brasil, que tem como organismo técnico responsável pelos estudos e viabilização dos projetos de execução da “trama ferroviária brasileira” a empresa pública do governo federal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias.

 

Diante dos desafios e gargalos existentes para escoamento da produção do Centro Oeste Brasileiro, pela posição estratégica, se vislumbra uma nova perspectiva para o transporte de cargas em Mato Grosso do Sul, com a integração das principais modalidades de transporte, vinculada a nova malha ferroviária e construção de terminais intermodais de apoio, ancoradas pelas ferrovias Norte-Sul e Ferroeste.

Nesse contexto, pelos estudos preliminares, ao receber a convergência das duas ferrovias todo estado de Mato Grosso do Sul será beneficiado por esse complexo de transporte e sua logística para a integração dos principais meios de transporte operantes hoje - rodoviário, ferroviário, hidroviário - e com isso, possibilitará um impacto positivo sobre a economia regional, especialmente naqueles munícipios situados nos "eixos do traçado" já delineados pelos projetos e estudos de viabilidade.

No evento em Dourados, o superintendente de projetos da Valec, empresa de engenharia e construções que elabora os estudos para a criação de novas opções ferroviárias para o País, Bruno Roque de Oliveira, afirmou que as obras de implantação do traçado ferroviário da Ferroeste (Maracaju/Dourados/Mundo Novo em Mato Grosso do Sul a Cascavel no Paraná),   ligando o Município com os demais centros consumidores da produção regional devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012.

“Essa ferrovia já está atrasada. Não há mais o que discutir. Os estudos de viabilidade econômica ficam prontos em 120 dias e até o segundo semestre do ano que vem a obra vai começar”, garantiu o representante da empresa, que veio a Dourados a convite do deputado federal Vander Loubet (PT), um dos autores da proposta de realização da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores.

Em sua fala o superintendente (Bruno Roque) lembrou ainda que há cerca de 40 anos foi chamado a participar da elaboração de estudos para um projeto ferroviário que contemplava, à época, Dourados - ainda vinculada ao então estado uno de Mato Grosso- com as cidades de Guaíra, Cascavel e Guarapuava, no Paraná.

“Portanto, como se vê, quando eu digo que não há mais o que discutir, é porque estão sendo finalizados os estudos do traçado Estrela do Oeste no Paraná a Panorama em São Paulo com Dourados/Porto Murtinho em Mato Grosso do Sul e também porque já está sendo licitado o traçado Maracaju/Dourados/Mundo Novo em Mato Grosso do Sul a Cascavel no Paraná”, informou Bruno Roque na noite de ontem (26/05).

 

Redação/MShoje.com (atualizada)

Dourados-MS, audiência pública, ferrovias em MS, lideranças empresariais, políticasp

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens