Audiência Pública sobre Ferrovias em MS, atrai lideranças políticas e empresariais
Desenvolvimento - Transporte Ferroviário
Foto: Antonio Carlos Ferrari / MShoje.com
Em audiência pública realizada ontem (26) na Câmara de vereadores de Dourados, com participação da população, várias lideranças politicas e empresários da região da Grande Dourados, foram enfocados detalhes de como se dará a expansão das ferrovias no Brasil, que tem como organismo técnico responsável pelos estudos e viabilização dos projetos de execução da “trama ferroviária brasileira” a empresa pública do governo federal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias.
Diante dos desafios e gargalos existentes para escoamento da produção do Centro Oeste Brasileiro, pela posição estratégica, se vislumbra uma nova perspectiva para o transporte de cargas em Mato Grosso do Sul, com a integração das principais modalidades de transporte, vinculada a nova malha ferroviária e construção de terminais intermodais de apoio, ancoradas pelas ferrovias Norte-Sul e Ferroeste.
Nesse contexto, pelos estudos preliminares, ao receber a convergência das duas ferrovias todo estado de Mato Grosso do Sul será beneficiado por esse complexo de transporte e sua logística para a integração dos principais meios de transporte operantes hoje - rodoviário, ferroviário, hidroviário - e com isso, possibilitará um impacto positivo sobre a economia regional, especialmente naqueles munícipios situados nos "eixos do traçado" já delineados pelos projetos e estudos de viabilidade.
No evento em Dourados, o superintendente de projetos da Valec, empresa de engenharia e construções que elabora os estudos para a criação de novas opções ferroviárias para o País, Bruno Roque de Oliveira, afirmou que as obras de implantação do traçado ferroviário da Ferroeste (Maracaju/Dourados/Mundo Novo em Mato Grosso do Sul a Cascavel no Paraná), ligando o Município com os demais centros consumidores da produção regional devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012.
“Essa ferrovia já está atrasada. Não há mais o que discutir. Os estudos de viabilidade econômica ficam prontos em 120 dias e até o segundo semestre do ano que vem a obra vai começar”, garantiu o representante da empresa, que veio a Dourados a convite do deputado federal Vander Loubet (PT), um dos autores da proposta de realização da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores.
Em sua fala o superintendente (Bruno Roque) lembrou ainda que há cerca de 40 anos foi chamado a participar da elaboração de estudos para um projeto ferroviário que contemplava, à época, Dourados - ainda vinculada ao então estado uno de Mato Grosso- com as cidades de Guaíra, Cascavel e Guarapuava, no Paraná.
“Portanto, como se vê, quando eu digo que não há mais o que discutir, é porque estão sendo finalizados os estudos do traçado Estrela do Oeste no Paraná a Panorama em São Paulo com Dourados/Porto Murtinho em Mato Grosso do Sul e também porque já está sendo licitado o traçado Maracaju/Dourados/Mundo Novo em Mato Grosso do Sul a Cascavel no Paraná”, informou Bruno Roque na noite de ontem (26/05).
Redação/MShoje.com (atualizada)
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












