Domingo 08/06/2025 07:29

Exportação de soja pelo Estado deve crescer 261% na década, diz estudo

Estado - Economia - Exportações

Salto na exportação de soja pelo Estado será o maior entre os 11 estados produtores (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Em dez anos, a exportação de soja produzida em Mato Grosso do Sul deve saltar das 5,9 milhões de toneladas na safra 2018/19 para 21,3 milhões de toneladas em 2028/2029. O número representaria aumento de 261,4% na década.

Os dados são do estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29”, produzido pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Conforme a pesquisa, o embarque de soja produzida no Estado deve dobrar em cinco anos, com 12,7 milhões toneladas previstas para a safra de 2023/24. Em variação, o salto na exportação sul-mato-grossense será o maior entre os 11 estados produtores.

A venda do milho produzido no Estado para o exterior também deve crescer 49,4% em dez anos. De acordo com o estudo, o volume pode passar das 528 mil toneladas em 2018/19 para 788 mil toneladas em 2028/29.

A pesquisa de Mapa e Embrapa ainda traçou prognósticos de produção. Em Mato Grosso do Sul, a soja pode crescer 32,9% em dez anos, de 8,5 milhões de toneladas em 2018/19 para 11,3 milhões de toneladas em 2028/2029.

Já a produção de milho deve saltar 24,6% - das 9,6 milhões de toneladas atuais para 11,9 milhões de toneladas dentro de uma década.

Por sua vez, a safra de cana-de-açúcar pode aumentar de 51,3 milhões para 52,9 milhões de toneladas, crescimento de 3,5%.

Relatório - As projeções do estudo foram realizadas para 29 produtos do agronegócio: milho, milho de segunda safra, soja, trigo, laranja, suco de laranja, carne de frango, carne bovina, carne suína, cana-de-açúcar, açúcar, algodão, farelo de soja, óleo de soja, leite in natura, feijão, arroz, batata inglesa, mandioca, fumo, café, cacau, uva, maçã, banana, manga, melão, mamão, papel e celulose.

No Brasil, as projeções de exportação para os próximos dez anos apontam embarque de 138 milhões de toneladas de grãos para o exterior, com acréscimo de 39 milhões de toneladas em relação a 2018/19, o que corresponde a salto de 40%.

O trabalho não avaliou os impactos do acordo econômico entre Mercosul e União Europeia, firmado em junho, em Bruxelas, na Bélgica.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens