Segunda-Feira 10/11/2025 23:21

Notificado, MPF analisa liminar que tirou 80% da área de parque em MS

Estado - Geral - Análise de Liminar

Com mais de 71 mil hectares de área, parque teve 80% de sua extensão ameaçada com liminar. (Foto: Arquivo)

Notificado apenas na quinta-feira (25) a respeito da liminar que decretou a caducidade do decreto de criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o MPF (Ministério Público Federal) analisa os termos da decisão da 4ª Vara Federal de Campo Grande a fim de se manifestar. A Procuradoria, em agosto de 2018, já havia se manifestado contra o pedido feito por produtores rurais e empresas instaladas nos mais de 71 mil hectares da área de preservação.

A decisão retirou da área de proteção 80% do parque, criado via decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso com prazo de cinco anos para conclusão dos processos de indenização e desapropriação de áreas nos municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho. No entanto, passados 20 anos, apenas 20% dos pagamentos foram efetivados –o que levou proprietários rurais à Justiça Federal alegando prejuízos às suas atividades.

O MPF não é parte da ação, porém, foi acionado pelo Judiciário para dar parecer acerca da questão –o que pode ocorrer novamente e constando opinião favorável ou, como ocorreu no ano passado, contrária à tese acatada pelo magistrado.

Em 21 de agosto de 2018, o procurador Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira assinou parecer na ação movida pelos queixosos, no qual se colocou contra a caducidade do processo demarcatório. Segundo ele, o pedido para que a União e os órgãos envolvidos na criação do parque se abstivessem de deixar de apreciar projetos de manejo para exploração das áreas não merecia acolhimento, uma vez que há impossibilidade constitucional de se extinguir uma unidade de conservação a partir do excesso de tempo para concretização do projeto de preservação.

O parecer destacou, ainda, que a lei 9.885/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, determina que a desafetação ou redução de limites de uma unidade de conservação só pode ser feita mediante lei específica. “Assim, não se mostra possível extinguir, revogar ou declarar inválida criação do parquie nacional mediante a mera declaração de caducidade do decreto que o criou”, pontuou.

Grubits ainda ponderou que, mesmo que tal procedimento seja adotado em relação à parte expropriatória –que decretou a anexação de áreas para o parque–, o decreto permaneceria intacto quanto a criação da unidade de conservação, “a qual somente pode ser suprimida por meio de lei, e nunca por inércia do poder público”.

“Assim, permaneceriam em vigor todas as restrições de uso oponíveis aos particulares porventura possuidores na área protegida, assim como persistiria a imposição legal de expedição do necessário ato expropriatório”, destacou o procurador.

Ele ainda considerou questionáveis argumentos dos queixosos de que enfrentam dificuldades e entraves para desenvolver atividades e exercer direitos quanto às terras –como aplicação de multas e infrações por falta de demarcação do parque– e desqualificou o pedido para suspensão de instalação de estruturas turísticas no parque, já que o próprio ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, administrador da estrutura) apontou que não haveria atividades turísticas em áreas não regularizadas.

Por fim, Grubits ainda considerou não ser uma opção do Estado deixar de preservar a área do parque, “quando se avista tratar da única área existente dentro do Estado de Mato Grosso do Sul que se pode observar vegetação típica da Mata Atlântica de razoável extensão”.

Caso o posicionamento anterior do MPF se mantenha, a Procuradoria pode optar pela apresentação de recurso contestando a liminar. Procurado pela reportagem, o ICMBio não se manifestou sobre a liminar até a veiculação desta matéria.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens