Terça-Feira 13/05/2025 03:09

Missão da Fiems leva 13 empresários a encontro em Iquique

Estado - Indústria e Serviços - Missão de Negócios

Foto: Google Images (cidade portuária de Iquique - Chile)

No âmbito do Programa Pró-Chile, o IEL, por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, vai levar 13 empresários sul-mato-grossenses dos segmentos de logística, serviços empresariais, confecções, máquinas e equipamentos, plásticos e PVC e de containers, câmaras e equipamentos frigoríficos para participarem do 2º Encontro Empresarial de Iquique, no Chile, que será realizado de 25 a 27 de maio. Trata-se da primeira vez que uma missão empresarial é organizada pelo Sistema Fiems para o Chile e a expectativa é proporcionar aos empresários do Estado a oportunidade de realizar negócios no país.

 

Segundo Fábio Fonseca, coordenador do CIN da Fiems, os organizadores do 2º Encontro Empresarial de Iquique estiveram no ano passado em Campo Grande para convidar empresários de Mato Grosso do Sul para participarem do evento. “No Chile, a missão empresarial vai participar de rodadas de negócios, de reuniões bilaterais entre empresas chinesas, chilenas, bolivianas, brasileiras, argentinas e paraguaias, de seminários para detalhar as perspectivas econômicas, normas fitossanitárias, procedimentos de ingresso de mercadorias no país e sistema de operação da zona franca da região e de visitas de negócios aos portos de Iquique”, detalhou.

 

Ele informa que a missão empresarial contará com representantes da Marcopolo Comércio & Logística, DWS Logística, Agosto Confecções, IP Comércio de Confecções e Calçados, Arial Comércio de Confecções e Calçados, Wakamatsu Indústria Mecânica e Comércio, Cold Line Brasil, D’Itália Indústria e Comércio de Plásticos, Di Classe Confecções, Sindivest/MS, Fecomércio, Sesc/MS e Senac/MS. “É importante participar dessa missão para conhecer melhor a logística de transporte portuário do Chile por onde podemos chegar até o mercado asiático”, reforçou o empresário José Francisco Veloso, dono da Di Classe, presidente do Sindivest/MS e diretor da Fiems.

 

Empresários

 

Francisco Veloso acrescenta ainda que o trabalho de integração comercial entre Mato Grosso do Sul e Chile tem se intensificado nos últimos anos por parte das articulações da atual Diretoria do Sistema Fiems. “Temos desenvolvido várias ações nesse sentido por considerar a localização do Chile estratégica comercialmente. Nesse sentido, pretendemos divulgar as empresas do Estado que têm interesse de importar e exportar via portos chilenos”, pontuou.

 

A empresária Marta Imiko Fukuchi, diretora da Wakamatsu Indústria Mecânica e Comércio, também pretende utilizar a participação na missão empresarial a Iquique para entrar em contato com novas empresas. “Pretendo oferecer os nossos produtos, que são máquinas perfiladeiras, para potenciais compradores chilenos e de outros países próximos”, destacou ao participar nesta sexta-feira (20/05) da reunião para tratar sobre a programação oficial do evento, os setores confirmados que participarão da roda de negócios, o formato e horários da roda de negócios, a agenda das empresas brasileiras e a logística de viagem.

 

Portos chilenos

 

O coordenador do CIN da Fiems destaca que a região de Iquique está posicionada estrategicamente, sendo porta de entrada e saída para o Peru, Paraguai, norte da Argentina, Bolívia, sul do Brasil e continente asiático, além de oferece inúmeros subsídios na contratação de mão-de-obra e na compra de bens de capital. Ele ainda reforça as vantagens para os empresários sul-mato-grossenses do uso dos portos chilenos para importação e exportação de produtos para o mercado asiático.

 

“A utilização dessa rota reduziria em até 7 mil quilômetros a distância até o mercado asiático, além de diminuir em até 5% o valor do frete pago atualmente pela produção industrial do Estado destinada a esse mercado na comparação com o uso dos portos do Oceano Atlântico”, declarou, completando que hoje todos os segmentos do setor industrial do Estado poderiam ser beneficiados com o uso dos portos chilenos, entre eles, o de alimentos, de metalmecânica, de celulose e papel, de soja e derivados, de carne e seus subprodutos.

 

Fiems

Programa Pró-Chile, IEL, Centro Internacional de Negócios - CIN, empresários do estado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,681
Euro 6,301
Franco suíço 6,721
Yuan 0,789
Iene 0,038
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens