Sexta-Feira 26/04/2024 02:41

Intolerância à lactose pode ser uma questão psicológica

Mundo - Pesquisa - Alergias

Pesquisadores italianos relataram que algumas pessoas que acreditam ser intolerantes à lactose podem na verdade sofrer da condição psicológica conhecida como transtornos somatoformes.

Foto: agatamundi.com.br

No caso da verdadeira insuficiência à lactose, existe no organismo uma deficiência da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. Quem sofre do problema costuma passar por sensações de inchaço, gazes, desconforto intestinal e náuseas ao ingerir alimentos que contenham lactose – o açúcar do leite.

Os transtornos somatoformes são um conjunto de condições nas quais as dores e sintomas físicos sofridos por um indivíduo estão relacionados a fatores psicológicos.

O novo estudo mostra que algumas pessoas “não devem culpar a lactose por sintomas de intolerância à lactose”, disse o Dr. Guido Basilisco, pesquisador da unidade de gastro-enterologia do IRCCS-Ca Granda, de Milão.

Ele apresentou os resultados do estudo na última Semana das Doenças Digestivas, em Chicago.

Na pesquisa, a equipe liderada por Basilisco avaliou 102 pacientes, dos quais 77 eram mulheres, que se submeteram a um teste respiratório comumente utilizado para identificar a intolerância à lactose.

Os pacientes também responderam a um questionário sobre somatização, ansiedade e depressão.

Segundo Basilisco, quem sofre de transtornos somatoformes costuma relatar diversos problemas em diferentes regiões corporais, como debilidade ou fraqueza de determinada parte do corpo, sem que a causa física possa ser encontrada.

Nem a má absorção nem a intolerância à lactose foram identificadas em 29% e 33% dos pacientes, respectivamente.

Entretanto, quando o pesquisador analisou os pacientes com o que ele chama de “somatização alterada”, ele constatou que “pacientes com somatizaçao alterada têm propensão quatro vezes maior de relatar intolerância à lactose”. Ele diz que isso mostra uma forte ligação entre as duas condições. Os participantes que se disseram intolerantes à lactose também se mostraram mais propensos à ansiedade, apesar desta ligação não ser tão relevante.

A descoberta não surpreendeu a Dra. Mary Maish, diretora de cirurgia do Centro de Transtornos do Esôfago da Universidade da Califórnia. Ela já havia observado conexões semelhantes em seus pacientes.

“É uma coisa real, eles realmente apresentam os sintomas”, disse ela. Ela diz que a maioria dos especialistas no assunto realmente acredita que muitos dos sintomas relacionados à chamada intolerância à lactose provavelmente têm maior relação com outros tipos de problemas psicológicos que não foram abordados. “É bom saber que a ciência também está por trás disso”, disse ela.

Basilisco pretende analisar porque alguns pacientes identificam a alimentação como causa de seus sintomas.

Para Maish, o estudo pode ser uma boa referência para os médicos ao conversarem com seus pacientes.

Usando o mesmo para introduzir o tema, os médicos poderiam então investigar outros caminhos para ajudar na redução dos sintomas psicológicos.

Ela diz que os pacientes poderiam então focar na verdadeira raiz do problema e voltar a ingerir laticínios.

Os pesquisadores ressaltaram a importância de abordar o problema, já que não ingerir laticínios pode aumentar o risco de deficiência de cálcio e osteoporose.

THE NEW YORK TIMES/DF

intolerância, lactose, transtornos somatoformes, gastro-enterologia, enzima lactase

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens