Presidente do México diz que gostaria de desfazer o exército do país
Mundo - Política - Força Policial Militarizada
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em um evento no dia 20 de junho. — Foto: Carlos Jasso/Reuters
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta segunda-feira (1º) que gostaria de desfazer o exército do país e colocar a segurança nacional nas mãos da nova força policial militarizada, a Guarda Nacional. Ele próprio, entretanto, reconheceu que a proposta não deve acontecer.
López Obrador inaugurou oficialmente a Guarda Nacional mexicana neste domingo (30), segundo a agência de notícias Reuters.
"Se dependesse de mim, eu iria me livrar do exército, transformá-lo na Guarda Nacional, declarar que o México é um país pacifista que não precisa de um exército e que a defesa da nação, se necessária, seria feita por todos", disse o presidente, em entrevista a um jornal mexicano.
Ele reconheceu os desafios políticos para a eliminação das forças armadas, acrescentando: "Não posso fazê-lo porque há resistência. Uma coisa é o que é desejável, e outra é o que é possível".
A criação da Guarda Nacional, lançada com 70 mil membros e que López Obrador pretende aumentar para 150 mil unidades em todo o México, levantou preocupações sobre a militarização da aplicação da lei no país.
O presidente mexicano já utilizou as forças, criadas por uma mudança constitucional, para patrulhar as fronteiras norte e sul do país em resposta às exigências do presidente dos EUA, Donald Trump, de que o México faça mais para conter o fluxo de migrantes.
A Guarda Nacional foi montada rapidamente, recorrendo a membros das forças armadas e da polícia federal — que, muitas vezes, foram implicados em abusos durante esforços para diminuir a violência das gangues. López Obrador também reconheceu a importância de conter tais abusos.
O desafio que o governo mexicano enfrenta, disse o presidente, é "que os direitos humanos sejam respeitados e que haja uma conduta diferente na Guarda Nacional, composta de soldados e marinheiros".
Apenas alguns países do mundo aboliram os exércitos permanentes, entre eles a Costa Rica e o Panamá. O exército mexicano, tradicionalmente, manteve-se à margem do conflito internacional, mas tem sido destacado para combater gangues de drogas desde 2007.
G1/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito