Quinta-Feira 17/07/2025 13:25

Ministro faz discurso inflamado em defesa do produtor e da agropecuária nacional

Agronegócio - Expoagro 2011

Foto: Carlos Marinho

(Ministro Wagner Rossi critica interferência externa na produção brasileira durante abertura da Expoagro)

A grande surpresa da abertura oficial da 47ª Expoagro, na manhã de hoje (14), no auditório de Sindicato Rural de Dourados ficou por conta do discurso do ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi.

Por mais de meia hora o ministro conseguiu prender a atenção dos produtores que, ao final, aplaudiram o discurso que ele fez questão de destacar, “ é sempre na defesa do produtor”.

Já no início da fala, o ministro fez questão de destacar, dirigindo-se aos representantes da bancada federal, senador Waldemir Moka e os deputados federais Marçal Filho e Geraldo Resende, a relação de amizade com os parlamentares. Depois de chamar o governador André Puccinelli de “amigo desde quando fomos juntos deputados federais e hoje uma das grandes lideranças da política nacional”, Wagner Rossi teceu comentários especiais sobre o prefeito Murilo Zauith, que é natural da mesma região da família de Rossi, dizendo que “sua família é muito conhecida e respeitada por todos nós”.

Wagner Rossi destacou o papel da agricultura no Brasil, mas informou que como homem da pecuária [a família dele mantém propriedades no interior paulista] considera o setor como o esteio do país. “Sem a produção agropecuária o que seria do nosso país?”, questionou.

O ministro da Agricultura lembrou que o Brasil mantém a condição de segundo maior produtor mundial de soja, é o maior exportador de carne de frango e o quarto maior exportador de suínos e ainda mantém 55% da vegetação original. “Quando as primeiras famílias chegaram ao Brasil, o Governo estimulava a exploração e só liberava recursos para quem tivesse 100% da área desmatada, porque a ordem era produzir alimentos”, recordou.

Rossi criticou duramente os movimentos internacionais formados pelas ONGs que sustentam a formação de grupos que interditam rodovias, invadem terras e criam transtornos no campo. “Eu nunca vi nenhum desses lideres de movimento plantar um grão de arroz”, discursou o ministro, anunciando que o Governo está preparando um documento, para se ajustar à orientação mundial de preservação da agricultura sustentável, e que, entre outras medidas, vai financiar a retenção de matrizes fêmeas para o produtor ou estimular que outros criadores passem a incrementar essa reprodução, para manter o alto nível da agropecuária nacional.

     

Douranews

Dourados-MS, Expoagro 2011, discurso, ministro da Agricultura, Wagner Rossi

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens